Operação Paz no Ceará resulta na prisão de 80 pessoas e apreensão de 31 armas de fogo em 20 dias

No dia 21 de setembro de 2023, às 11h38, as autoridades divulgaram os resultados da Operação Paz, que tem como objetivo reduzir os índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) em todo o país. No Ceará, nos primeiros 20 dias da operação, 80 pessoas foram capturadas pelas Forças de Segurança, juntamente com a apreensão de 31 armas de fogo e 721 munições. Além disso, foram realizadas abordagens a 3.107 pessoas e 1.026 veículos.

No estado cearense, a Operação Paz é realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), sob a coordenação da Coordenadoria de Planejamento Operacional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Copol/SSPDS). Essa ação conjunta das Forças de Segurança continuará intensamente até o mês de dezembro.

Durante as investigações, a Polícia Civil e a Polícia Militar contam com o apoio das Coordenadorias de Inteligência, através da Coin da SSPDS, do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da PC-CE e da Inteligência da PMCE. Além disso, dados estatísticos são utilizados, com o auxílio da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.

No decorrer da Operação Paz, diversas capturas foram realizadas. Foram cumpridos 15 mandados de prisão por homicídio, nove prisões em flagrante por homicídios consumados e tentados, 28 prisões em flagrante por outros crimes e 28 cumprimentos de mandados por outros crimes.

Na cidade de Caucaia, uma ação realizada pelos policiais civis resultou na captura de Derik David Costa de Souza, de 23 anos, acusado de homicídio qualificado contra uma pessoa com deficiência. Além disso, foram encontrados dois tabletes de maconha em posse do suspeito. Outra prisão ocorreu no bairro Cipó, quando uma mulher de 65 anos foi detida pela Polícia Militar por crime ambiental, ao ser encontrada com sete aves silvestres em sua residência.

Em Croatá, os policiais civis prenderam Iramar Ribeiro da Silva, de 27 anos, suspeito de dois homicídios. O indivíduo estava foragido há um ano e foi encontrado em uma casa na zona rural do município. Já em Itapipoca, a Polícia Civil prendeu José Airton da Silva, de 52 anos, por diversos crimes de estupro. O indivíduo foi capturado no bairro Campo Novo, no município de Bela Cruz.

A Operação Paz no Ceará tem demonstrado resultados positivos na redução dos índices de violência no estado. O trabalho conjunto das Forças de Segurança é essencial para garantir a segurança da população e combater o crime organizado. A expectativa é que, com a continuidade dessa ação, ocorram ainda mais prisões e apreensões de armas e drogas, contribuindo para a construção de um estado mais seguro para todos os cearenses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo