CPMI do 8 de Janeiro ouvirá ex-ministro do GSI Augusto Heleno e preso por atentado a bomba no aeroporto de Brasília

No próximo dia 26 de setembro, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro dará continuidade às suas investigações sobre o atentado a bomba ocorrido no aeroporto de Brasília. Na ocasião, serão ouvidos o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e Alan Diego dos Santos Rodrigues, um dos presos envolvidos no atentado.

Augusto Heleno, que ocupava o cargo de chefe do GSI antes dos eventos de janeiro, será ouvido a partir das 9 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado. Ele foi responsável pela coordenação das atividades de segurança da Presidência da República e das atividades de inteligência, tendo em vista que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estava subordinada ao GSI.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) destaca a importância do depoimento de Heleno, visto que a Abin emitiu informes aos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência alertando sobre a possibilidade de que as manifestações do dia 8 de janeiro pudessem “descambar para condutas ofensivas contra instituições da República”.

Já Alan Diego dos Santos Rodrigues, condenado por colocar uma bomba em um caminhão-tanque de combustível próximo ao Aeroporto de Brasília, será ouvido pela CPMI no dia 28 de setembro. Outros dois envolvidos no atentado, o empresário George Washington de Oliveira Sousa e o blogueiro Wellington Macedo de Souza, já prestaram depoimento anteriormente.

De acordo com o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) e o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), Rodrigues afirmou em depoimento à polícia que recebeu o explosivo no acampamento que ficava em frente ao quartel general do Exército. Os deputados Duarte Jr. (PSB-MA) e Duda Salabert (PDT-MG) acreditam que o depoimento de Rodrigues possa esclarecer supostas ligações com outros articuladores de atos antidemocráticos que resultaram nas invasões às sedes dos três poderes.

O depoimento de Rodrigues está marcado para as 9 horas, também no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado. Acompanhe a pauta dessa reunião para mais informações.

Essas investigações têm sido conduzidas pela CPMI do 8 de Janeiro, com o objetivo de esclarecer os eventos ocorridos nessa data e identificar possíveis responsáveis pelos atos antidemocráticos que abalaram a República. A sociedade aguarda por respostas e por um desfecho justo para esse episódio que afetou a segurança e o equilíbrio institucional do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo