Pix Automático, ferramenta que permitirá transferências automáticas para pagamentos recorrentes, será lançada em outubro de 2024.

O lançamento do agendamento de transferências automáticas via Pix para o pagamento de contas recorrentes foi definido para outubro de 2024, de acordo com o Fórum Pix. Composto por representantes do Banco Central (BC) e das instituições financeiras e de pagamento, o Fórum anunciou a nova data após um adiamento de seis meses. A complexidade do novo produto, o desenvolvimento das estratégias comerciais das instituições financeiras e a definição das responsabilidades de cada participante foram alguns dos fatores que justificaram a mudança de prazo, segundo o BC.

O regulamento do Pix Automático e os manuais para os participantes serão publicados em dezembro deste ano. Em seguida, entre janeiro e agosto de 2024, o sistema será desenvolvido. Os testes para homologação da ferramenta estão previstos para ocorrer em agosto e setembro, e o lançamento para os correntistas acontecerá em outubro de 2024.

Com o Pix Automático, os pagamentos recorrentes serão realizados de forma automática, mediante a autorização prévia do usuário pagador. Dessa forma, os pagamentos serão debitados automaticamente, sem a necessidade de autorização para cada transação. Contas de água, luz, telefone, mensalidades escolares, assinaturas de serviços, como internet, streaming e portais de notícias, e pagamentos de serviços financeiros, como seguros, empréstimos e consórcios, poderão ser feitos utilizando essa ferramenta.

O desenvolvimento do Pix Automático utilizará tecnologias já existentes no Pix tradicional e no open finance, que consiste no compartilhamento de dados entre instituições financeiras. O processo de criação contará com a participação coletiva das instituições financeiras, instituições de pagamento, empresas de diversos setores e outros agentes interessados.

Além disso, está previsto que, após o lançamento do Pix Automático, o Banco Central lançará uma agenda de estudos para aperfeiçoamentos do sistema de transferências instantâneas. Possíveis novidades incluem a possibilidade de portabilidade das autorizações para utilizar a conta em outra instituição e a definição de uma escala de prioridades para pagamentos programados para o mesmo dia.

Em relação à segurança do sistema, durante a 20ª reunião plenária do Fórum Pix, realizada na última terça-feira (3), foi discutida a implementação de um canal de denúncias nos aplicativos das instituições financeiras em caso de fraudes no Pix. Inicialmente, a adoção desse mecanismo seria recomendada, mas poderá se tornar uma obrigação posteriormente. O Banco Central está trabalhando na orientação de experiência dos usuários nesse canal de denúncias, e a proposta será submetida à consulta dos demais membros do Fórum Pix ainda este ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo