IJF realiza Semana da Criança com atividades educativas e prevenção de acidentes domésticos e de trânsito

O Instituto Dr. José Frota (IJF), renomado hospital da Prefeitura de Fortaleza, prepara-se para mais uma edição da Semana da Criança, evento que tem como objetivo proporcionar momentos de diversão e aprendizado para os pacientes pediátricos, além de promover a conscientização sobre a prevenção de acidentes domésticos e de trânsito. A programação especial terá início nesta quinta-feira (05/10) e seguirá até a quinta-feira seguinte (12/10), com uma série de atividades artísticas, educativas e de entretenimento, distribuição de brindes e muita animação.

Essa iniciativa do IJF conta com a colaboração de diversos parceiros e instituições, entre elas a Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), por meio da Biblioteca Pública Dolor Barreira, a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), a Coordenadoria Especial da Primeira Infância de Fortaleza e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Além disso, membros do corpo clínico e cirúrgico do hospital e participantes das turmas de Residências também estarão envolvidos nas atividades.

O IJF é reconhecido como uma referência regional no tratamento de fraturas e lesões de alta complexidade. A instituição possui 50 leitos pediátricos em suas áreas de internação e conta com uma equipe de profissionais especializados para atender cerca de 1.400 novos pacientes com menos de 14 anos de idade que chegam à Emergência todos os meses. Os principais casos atendidos são decorrentes de acidentes domésticos, como quedas, ingestão e aspiração de objetos estranhos, intoxicações agudas e queimaduras, além de colisões de trânsito envolvendo motocicletas e casos de violência física.

Durante a Semana da Criança, serão realizadas apresentações artísticas e educativas, que têm por objetivo proporcionar momentos de alegria e descontração às crianças internadas. Além disso, serão promovidas ações de conscientização sobre a prevenção de acidentes domésticos e de trânsito, com o intuito de alertar pais e responsáveis sobre os riscos e fornecer orientações sobre como evitá-los.

Essa iniciativa do IJF é fundamental para proporcionar momentos de felicidade e encorajamento aos pequenos pacientes, que enfrentam situações de adversidade em virtude de suas condições de saúde. Além disso, a conscientização sobre a prevenção de acidentes é de extrema importância para a segurança dessas crianças, já que muitos casos poderiam ser evitados com medidas simples. Por isso, o hospital reafirma o seu compromisso com a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade, principalmente das crianças, que representam o futuro da nossa sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo