Quinto avião da FAB parte de Tel Aviv com brasileiros retidos no Oriente Médio pelo confronto entre Israel e Hamas

No último sábado (14), o governo brasileiro mobilizou o quinto avião para resgatar brasileiros retidos no Oriente Médio devido ao confronto entre Israel e o grupo Hamas. A aeronave, um KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), partiu de Tel Aviv, em Israel, às 11h55. A bordo estavam 215 passageiros, incluindo nove bebês, além da tripulação militar e 16 animais de estimação.

A previsão é que o avião pouse no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, no início da madrugada deste domingo (15). Com isso, o número de brasileiros repatriados pela Operação Voltando em Paz, do governo federal, chegará a 916 pessoas.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, estima-se que serão necessários pelo menos 15 voos para trazer de volta ao país todos os brasileiros que solicitaram a ajuda do corpo diplomático para deixar a região do conflito. O embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, garantiu que todos os que quiserem sair serão repatriados.

Até o momento, mais de 2,7 mil cidadãos brasileiros atualizaram seus dados pessoais por meio de um formulário disponibilizado pela embaixada brasileira em Tel Aviv. No entanto, nem todos manifestaram a intenção de deixar a região neste primeiro momento. Além disso, alguns preencheram o formulário mais de uma vez, dificultando a contagem precisa desses brasileiros.

O diretor do Departamento Consular do Itamaraty, Aloysio Mares Dia Gomide Filho, informou que pessoas estão se inscrevendo mais de duas vezes, o que está sendo revisto pelo órgão. No entanto, os cidadãos que já foram repatriados estão entre aqueles que responderam ao formulário.

Na última madrugada, antes da partida do quinto avião, o quarto avião da Operação Voltando em Paz pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, com 207 passageiros a bordo. Já uma sexta aeronave, um VC-2 da Presidência da República com capacidade para 40 pessoas, aguarda autorização para seguir viagem até o Egito, onde o Ministério das Relações Exteriores tentará embarcar o grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza, território palestino sob forte ataque de Israel.

Essa operação de resgate está sendo realizada com o objetivo de garantir a segurança e o retorno de todos os brasileiros que estão na região do conflito entre Israel e o grupo Hamas. O governo brasileiro tem se empenhado em oferecer todo o suporte necessário para trazer os cidadãos de volta ao Brasil.

É importante ressaltar que a situação na região é de extrema tensão e violência, o que tem levado muitas pessoas a buscar apoio do governo brasileiro para deixar a área. A Operação Voltando em Paz demonstra o compromisso do governo em proteger seus cidadãos e buscar soluções para garantir a segurança de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo