Prefeito José Sarto visita obras do novo Hospital Distrital Gonzaga Mota, marcando 41% de execução e entrega prevista para 2024

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, visitou nesta segunda-feira (06/11) as obras de construção do novo Hospital Distrital Gonzaga Mota, localizado na Messejana. Com 41% de execução, a previsão é que a obra seja entregue no segundo semestre de 2024.

Durante a visita, o prefeito destacou a rapidez com que a obra está sendo realizada e o impacto positivo que o novo hospital terá no atendimento à população. O Gonzaguinha da Messejana, que já era uma unidade antiga e de grande importância para os fortalezenses, passará de 85 leitos para 107, sendo equipado com tecnologia de ponta e oferecendo serviços como sala de parto humanizado e UTIs neonatais.

O projeto de ampliação do antigo hospital, que tinha uma área de 4.545m², para o novo Gonzaga Mota, que terá 6.300m², está sendo realizado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), com um investimento total de R$ 29 milhões. Samuel Dias, titular da pasta, informou que as instalações dos pisos e revestimentos estão sendo finalizadas e que o projeto está sendo planejado em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para garantir o funcionamento adequado do hospital, incluindo a instalação de equipamentos e gases.

A nova unidade irá contribuir para o plano de modernização da rede hospitalar municipal, oferecendo mais conforto e segurança no atendimento materno-infantil. Galeno Taumaturgo, secretário da SMS, ressaltou a importância dessa modernização para a atuação qualificada no cuidado com a saúde das mulheres e crianças. Além do aumento no número de leitos, o novo hospital contará com consultórios médicos, ambulatório, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, sala de ultrassonografia e raio-x.

Além das obras do Gonzaga Mota, a Prefeitura de Fortaleza também está realizando a reforma e modernização do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, conhecido como Frotinha de Messejana. Com investimento de R$ 9,7 milhões, as obras estão quase concluídas, estando atualmente em 95% de execução. Os próximos passos incluem a climatização dos ambientes, reforma do centro cirúrgico, laboratório, raio-x, sala de gesso, bloco administrativo e requalificação da fachada do hospital. Com essa reforma, o hospital terá um incremento de 30% na capacidade cirúrgica e expandirá a Unidade de Terapia de Urgência (UTU) de 3 para 4 leitos.

As melhorias nas enfermarias incluem climatização e modernização dos leitos de observação, substituindo as macas por camas para maior conforto dos pacientes. A sala de pequenos procedimentos também será otimizada para aumentar a capacidade de realizar suturas, drenagem de abcessos e outros procedimentos.

Com essas obras, a Prefeitura de Fortaleza busca melhorar a infraestrutura e equipamentos das unidades de saúde do município, oferecendo um atendimento de qualidade e garantindo mais conforto e segurança para a população. A construção do novo Gonzaguinha da Messejana e a reforma do Frotinha de Messejana são importantes avanços para a saúde do município.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo