Rio de Janeiro sedia Conferência de Comandantes dos Exércitos Americanos e discute cooperação e segurança na América.

Rio de Janeiro Sediará a Conferência de Comandantes dos Exércitos Americanos

Nesta segunda-feira (6), terá início no estado do Rio de Janeiro a Conferência de Comandantes dos Exércitos Americanos (CCEA). O evento, promovido pela Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), será presidido pelo Exército Brasileiro durante o biênio 2022-2023 e contará com a participação de 29 integrantes, entre exércitos e organismos internacionais.

A CEA é um fórum de discussão que tem como objetivo identificar os temas de interesse mútuo no campo da defesa, promover a cooperação e a integração entre os exércitos, estabelecer iniciativas concretas para melhorar a interoperabilidade, tratar de temas específicos acordados previamente e permitir o contato pessoal entre os comandantes dos exércitos participantes.

Essa será a quarta vez que o Brasil é responsável pelos trabalhos da CCEA, que será realizada até o dia 9, nas cidades do Rio de Janeiro e de Resende.

A conferência, que ocorre desde 1960, contará com a participação de 22 delegações de países como Argentina, Canadá, Estados Unidos, Espanha, Portugal, entre outros. Também estará presente a Junta Interamericana de Defesa.

O tema central desta edição da conferência será “A contribuição da Conferência dos Exércitos Americanos no processo de transformação e preparação do Exército do Futuro para a ampliação da cooperação e integração no enfrentamento dos desafios e ameaças que possam afetar a segurança e estabilidade do Continente Americano”.

Para discutir esse tema, foram organizadas seis conferências especializadas, conduzidas por diferentes países, que abordarão questões como interoperabilidade, processos de transformação dos exércitos, segurança cibernética, modernização e desenvolvimento de doutrina, entre outros assuntos.

Antes do início da CCEA, foi realizado um exercício combinado de ajuda humanitária em caso de desastre natural, chamado de Operação Paraná III. Essa operação ocorreu na região de Foz do Iguaçu, no Paraná, e contou com a participação de tropas dos exércitos da CEA.

Durante a conferência, será realizada a Reunião Plenária dos Comandantes dos Exércitos Americanos, na terça-feira (7) pela manhã. Nessa reunião, será discutida a inclusão do Exército de Portugal como membro da CEA. Também serão aprovados acordos e protocolos elaborados durante o ciclo atual e serão feitas mudanças no regulamento da conferência. No turno da tarde, serão realizadas reuniões bilaterais entre os comandantes e representantes de cada exército, com o objetivo de tratar de assuntos de interesse mútuo.

Na quarta-feira (8), a 1ª Divisão de Exército, sediada na Vila Militar, realizará um apronto operacional com suas tropas, demonstrando seu preparo e emprego com parte de seu efetivo, equipamentos, armamentos e viaturas. No mesmo dia, os comandantes se deslocarão para a guarnição de Resende, onde ocorrerá a cerimônia de passagem da presidência da CEA do Exército do Brasil para o Exército do México, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), às 10h30. Os comandantes retornarão ao Rio para o encerramento da conferência, na quinta-feira (9).

A Conferência de Comandantes dos Exércitos Americanos proporciona um importante espaço para discussão e troca de experiências entre os exércitos dos países integrantes. É uma oportunidade de buscar soluções conjuntas para os desafios e ameaças que afetam a segurança e a estabilidade do continente americano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo