Prefeito de São Paulo ameaça entrar na Justiça caso Enel não restabeleça energia para população em 24 horas

O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou nesta terça-feira (6) que tomará medidas legais contra a Enel Distribuição São Paulo caso a empresa não restabeleça o fornecimento de energia elétrica para toda a população até o final do dia de amanhã (7). O anúncio foi feito após uma reunião entre o prefeito, o governador do estado, Tarcísio de Freitas, e representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e de cinco empresas de distribuição de energia elétrica.

Atualmente, cerca de 185 mil clientes da Enel ainda estão sem luz na capital paulista devido às fortes chuvas e rajadas de vento que ocorreram na última sexta-feira (3), deixando mais de 1,4 milhão de endereços sem energia.

Durante a reunião, o prefeito Nunes afirmou que a Enel assumiu um compromisso público de restabelecer o fornecimento até amanhã e que isso tem valor de contrato. Ele ressaltou a insatisfação com a resposta da empresa até o momento e cobrou uma regulação mais rigorosa das concessionárias de energia.

O diretor-presidente da Enel Distribuição São Paulo, Max Xavier Lins, confirmou o compromisso de restabelecer a energia até o final do dia de amanhã e classificou a atuação da empresa como “fantástica”. Segundo ele, às 17 horas desta segunda-feira, apenas 6% dos clientes afetados ainda estavam sem energia.

A Aneel informou que abrirá uma investigação para apurar se as concessionárias prestaram adequadamente os serviços e que multas poderão ser aplicadas. O diretor-geral da agência, Sandoval de Araujo Feitosa Neto, ressaltou que as concessionárias não tinham informações prévias sobre a gravidade das chuvas.

O governador Tarcísio de Freitas destacou que a queda de árvores foi a principal causa do problema e ressaltou a necessidade de um plano conjunto de manejo arbóreo. Ele mencionou que a falta de manejo adequado das árvores fez com que muitas delas caíssem sobre a rede elétrica. Freitas propôs a criação de um plano de manejo arbóreo e disse que estudará um projeto de lei para facilitar o esforço das prefeituras nessa questão.

Diante da situação, a população de São Paulo aguarda o restabelecimento completo do fornecimento de energia elétrica e espera que medidas sejam tomadas para evitar que problemas como esse voltem a ocorrer. A prefeitura e a Aneel estão atentas à atuação das concessionárias e poderão aplicar as devidas penalidades caso seja constatado algum descumprimento dos serviços prestados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo