Café Labifor promove debate sobre negócios de impacto socioambiental em Fortaleza e destaca parceria público-privada para fomentar iniciativas.

A 4ª edição do Café Labifor, realizada nesta sexta-feira, dia 10 de novembro, promoveu um debate sobre negócios de impacto socioambiental. O evento, promovido pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova) em parceria com a Coalizão pelo Impacto, contou com a presença de Diogo Quitério, vice-diretor do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), responsável pelas iniciativas da Coalizão pelo Impacto, e Kerollayne Candida, gerente de projetos do Impact Hub. Ambos apresentaram os resultados de um estudo de mapeamento de iniciativas públicas voltadas para o fomento de negócios com impacto socioambiental positivo.

Durante o evento, o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, destacou a importância das iniciativas da cidade, como o DesigualLab e o Labifor, pela capacidade de propor e testar novas políticas públicas. Ele ressaltou que Fortaleza tem capacidade de engajamento e boas parcerias em um momento de transição no mundo que exige mudanças no modelo socioeconômico.

Além disso, o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, frisou a importância de alianças entre os setores público e privado para produzir impacto socioambiental positivo. Ele anunciou que a Citinova lançará editais de inovação aberta previstos no Inovafor, que é o marco regulatório das startups aprovado recentemente.

Bia Fiúza, coordenadora do projeto Coalizão pelo Impacto em Fortaleza, destacou o trabalho de fortalecimento da infraestrutura de apoio aos negócios de impacto socioambiental. Ela ressaltou que o poder público tem a capacidade de fomentar e dar escala às iniciativas, e que o engajamento coletivo é fundamental para avançar nesse contexto.

Após o Café Labifor, foi realizado o workshop “Construção colaborativa de políticas públicas para a agenda de impacto positivo”, com a participação de representantes da Somos Um e de diversas secretarias da Prefeitura.

O Café Labifor é uma iniciativa do Labifor/Citinova que visa promover a inovação e buscar soluções para os desafios de Fortaleza. Nas edições anteriores, o evento contou com a colaboração de importantes instituições como a Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas, o Instituto de Planejamento de Fortaleza e a Coordenadoria Especial da Primeira Infância.

Por fim, a Coalizão pelo Impacto, iniciativa do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), tem como objetivo fortalecer e conectar o ecossistema de apoio a negócios de impacto socioambiental em várias cidades do país. Em Fortaleza, a iniciativa visa preparar instituições dinamizadoras para apoiar os negócios de impacto com recursos técnicos, financeiros e conexões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo