Escritora Carolina Maria de Jesus terá novo memorial em sua cidade natal, Sacramento, Minas Gerais, com apoio do Ministério da Cultura.

A cidade de Sacramento, em Minas Gerais, se prepara para homenagear a escritora Carolina Maria de Jesus, autora do renomado livro Quarto de Despejo. De acordo com Vera Eunice, filha da autora, um novo memorial em homenagem a Carolina deverá ser anunciado em breve, com o apoio do Ministério da Cultura.

O objetivo do projeto é proporcionar um espaço que possa acolher de forma adequada todo o acervo da escritora, uma vez que o local atualmente destinado a parte dos manuscritos não oferece condições adequadas para preservar o material e permitir o acesso do público. Vera Eunice destaca a importância de reunir todo o acervo da autora, como fotos e manuscritos, que estão sob a guarda de famílias de pessoas que participaram de processos de edição e publicação.

Parte do acervo da escritora está atualmente no Museu Afro Brasil, em São Paulo, onde, segundo Vera, está bem conservado. Ela enfatiza a importância de disponibilizar o material ao público, destacando que não deseja que ele fique guardado em gavetas, guarda-roupas ou em sua casa. “Eu quero para o brasileiro, para o indígena, para as meninas detentas com problemas psiquiátricos lá em Franco da Rocha [Grande São Paulo]. Eu quero para as mães solo, para as negras. Eu quero para os brancos. Eu quero para os estrangeiros”, ressaltou.

Além da iniciativa em Sacramento, a escritora foi homenageada na I Feira Literária Afro-Brasileira Carolina Maria de Jesus, realizada no Museu Afro Brasil, em São Paulo. O evento contou com a participação de diversos autores e editoras independentes, além de atividades como contação de histórias e discotecagem.

Carolina Maria de Jesus, nascida em 1914, ganhou reconhecimento internacional com seu livro Quarto de Despejo, que retrata o cotidiano em uma favela na zona norte de São Paulo. Além deste, a autora publicou outros trabalhos, como o romance Pedaços de Fome e o livro Provérbios.

A expectativa é de que o novo memorial em Sacramento possa proporcionar uma homenagem à altura da importância da obra e legado de Carolina Maria de Jesus, contribuindo para preservar e difundir o seu legado literário. Com o apoio do Ministério da Cultura e a mobilização de familiares e apoiadores da obra da autora, a iniciativa promete ser mais um marco na valorização da literatura brasileira e da memória de uma das mais importantes escritoras do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo