Governador do Ceará assina carta-compromisso em prol da primeira infância e reforça políticas para crianças de zero a seis anos.

No dia 21 de novembro de 2023, às 15h27, o governador Elmano de Freitas assinou uma carta-compromisso reafirmando os esforços do Governo do Ceará em prol da primeira infância. A iniciativa tem como foco principal as crianças de zero a seis anos de idade e as famílias em situação de vulnerabilidade social. O documento foi assinado em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e teve a presença das secretárias de estado Onélia Santana (Proteção Social) e Eliana Estrela (Educação), bem como da CEO da Fundação, Mariana Luz.

A carta reitera o compromisso do governo com a melhoria da qualidade da educação infantil, o fomento de atividades de estimulação integral, a redução da violência doméstica contra crianças e o desenvolvimento de um modelo de gestão integrada às políticas de primeira infância. O governador ressaltou a importância desse compromisso e enfatizou que o Estado realizará pesquisas, diagnósticos e fortalecerá o planejamento estratégico para atender e cuidar das crianças na primeira infância.

Durante o evento, a secretária Onélia Santana agradeceu o apoio do governador e a parceria com a Fundação, enfatizando a importância do trabalho em prol das crianças. Já a secretária de Educação, Eliane Estrela, destacou a relevância de cuidar e educar as crianças para o desenvolvimento da primeira infância e familiar, expressando orgulho pela assinatura da carta de compromisso.

A CEO da Fundação ressaltou a satisfação de trabalhar em parceria com o Governo do Ceará e a importância de cuidar das crianças para promover o desenvolvimento do estado e do país.

A carta-compromisso vem acompanhada de ações concretas, como projetos alinhados em quatro eixos: gestão, educação infantil, cidades, e parentalidade. Além disso, estão inclusos parâmetros de qualidade, equidade e implementação do Documento Curricular Referencial do Ceará na Educação Infantil, assim como a implantação de equipamentos educativos, sociais e de lazer nos municípios.

Essa parceria representa um avanço significativo na garantia de direitos e na implementação de políticas que visam o desenvolvimento saudável e integral das crianças cearenses. Com a assinatura dessa carta-compromisso, o Estado reforça seu compromisso com a primeira infância e a busca por soluções que resultem em uma melhor qualidade de vida para as crianças e suas respectivas famílias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo