Prefeito de Fortaleza destaca políticas públicas de capacitação e ambiente favorável ao emprego em encerramento de congresso internacional.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, marcou presença no encerramento do Congresso Internacional Os Impactos das Novas Tecnologias no Mundo do Trabalho, que ocorreu no último dia 24 de novembro no hotel Vila Galé. Durante o evento, Sarto destacou as políticas públicas de capacitação e a ambiência favorável à geração de emprego e renda promovidas pela Prefeitura de Fortaleza.

Com a presença de juristas de diversos países, o congresso internacional foi realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, entre os dias 22 e 24 de novembro. Durante o discurso, o prefeito ressaltou a satisfação de Fortaleza em sediar o evento e compartilhar conhecimentos com representantes estrangeiros. Além disso, Sarto enfatizou as iniciativas de capacitação da juventude na área de inovação tecnológica, como o Fortaleza Digital, e programas de empreendedorismo que têm capacitado um número significativo de pessoas.

Fortaleza tem investido em programas de capacitação, como o Fortaleza + Futuro, que já certificou mais de 6.800 pessoas com cursos profissionalizantes. Além disso, o Fortaleza Capacita já qualificou mais de 55 mil pessoas em áreas como marketing, finanças, planejamento e vendas. Outro destaque é o programa Nossas Guerreiras, que tem como objetivo fornecer crédito orientado para mulheres de baixa renda que desejem empreender.

O prefeito enfatizou a importância dessas iniciativas para o crescimento econômico da capital cearense, destacando a ambiência compatível com o mundo moderno, que preserva a sustentabilidade e incentiva a abertura e a instalação de empresas na cidade. Segundo Sarto, esses fatores têm contribuído para o destaque de Fortaleza na economia do Nordeste, com o melhor PIB da região.

Além disso, o evento abordou a temática dos impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho, evidenciando os desafios decorrentes dos avanços tecnológicos, como a possibilidade de máquinas tomarem decisões e realizarem tarefas que antes eram exclusivas dos seres humanos. Juristas de diversos países estiveram presentes para debater sobre os desafios relacionados aos direitos dos trabalhadores nesse contexto de algoritmos e automação.

Dessa forma, o congresso internacional representou uma oportunidade importante para a troca de experiências e a discussão de temas relevantes para o futuro do trabalho em um contexto global.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo