Missão Verde: estudantes de 300 escolas em Fortaleza coletam 10 toneladas de recicláveis em gincana de educação ambiental

Os estudantes das 300 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza estão participando de um projeto inovador que visa promover a conscientização ambiental e incentivar a prática de coleta seletiva. A gincana de coleta de recicláveis, conhecida como Missão Verde, já alcançou a marca de 10 toneladas de materiais coletados e promete engajar ainda mais a comunidade escolar até o final do prazo de recebimento dos recicláveis, que foi estendido até 8 de dezembro.

O projeto, que teve início em 18 de setembro, mobilizou não apenas os alunos, mas também suas famílias e a comunidade escolar, que abraçaram a missão e contribuíram significativamente para os resultados alcançados. Em um único dia de coleta, o carro do projeto recolheu mais de 1.400 kg de materiais recicláveis nas escolas participantes, estabelecendo um recorde para a gincana. O coordenador de limpeza urbana da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Thiago Mafra, ressaltou a importância do projeto não apenas para a quantidade de materiais coletados, mas também para a educação ambiental.

Além de promover o manejo adequado de resíduos sólidos, o Missão Verde busca conscientizar sobre a importância da coleta seletiva de materiais recicláveis. O projeto envolve aproximadamente 170 mil estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e busca estimular a prática de práticas sustentáveis nas escolas. Para motivar os alunos, cada quantidade de material reciclável coletado é transformada em “recicles”, moeda que pode ser trocada por brindes na ecoloja da plataforma do projeto Missão Verde.

As escolas que atingirem a meta de coleta de recicláveis serão premiadas, podendo ganhar selos de valor bronze, prata ou ouro, convertidos em premiação em dinheiro. A Prefeitura de Fortaleza mantém esforços para tornar a cidade um modelo em gestão de resíduos sólidos, com a meta de atingir o índice de 50% de reciclagem dos resíduos gerados em até oito anos.

Além disso, o cronograma da gincana Missão Verde foi atualizado, com a finalização do recebimento dos recicláveis e a inserção no site do quantitativo de recicláveis por aluno até 8 de dezembro. Após essa data, a Secretaria de Conservação continuará o recolhimento dos recicláveis das escolas e a lojinha para o resgate das premiações para os alunos que ainda possuem “recicles”. A divulgação do resultado das escolas que alcançaram as metas de recolhimento estabelecidas está prevista para o dia 15 de dezembro.

Com o sucesso do Missão Verde, a cidade de Fortaleza se destaca como um exemplo de engajamento e conscientização ambiental, mostrando que a educação e o cuidado com o meio ambiente são fundamentais para construir um futuro mais sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo