Evento sísmico de magnitude 0,39Ml causa alerta máximo de colapso em mina número 18 da Braskem, em Maceió

Nesta sexta-feira (1), a Defesa Civil de Maceió informou sobre a ocorrência de um evento sísmico na região do Mutange, com magnitude de 0,39Ml e a uma profundidade de 330m. Essa região é onde está localizada a mina número 18 de exploração de sal-gema pela empresa Braskem.

Devido ao risco iminente de colapso da mina 18, na área do antigo campo de treinamento do clube de futebol CSA, a Defesa Civil mantém alerta máximo e constante observação. Três sensores no local continuam a apresentar alertas de movimentação, e nas últimas 24 horas, foi registrado um afundamento de 11,4 cm, com uma média de 1 cm por hora.

Em resposta à recomendação do Ministério Público do Trabalho (MPT), a Braskem removeu seus funcionários efetivos e terceirizados da área da mina 18. O procurador do Trabalho, Rodrigo Alencar, condicionou a retomada das operações à avaliação técnica das autoridades competentes para garantir a segurança de todos os trabalhadores relacionados à empresa.

Essa situação demonstra a gravidade do cenário na região do Mutange e a preocupação das autoridades em garantir a segurança da população e dos trabalhadores. O risco de colapso da mina 18 continua a ser monitorado de perto, e medidas preventivas estão sendo tomadas para evitar possíveis danos.

A atuação da Defesa Civil e do Ministério Público do Trabalho nesse caso ressalta a importância de fiscalização e regulação eficazes para proteger as comunidades e os trabalhadores de possíveis desastres. A situação de alerta reforça a necessidade de medidas rigorosas para garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos.

É fundamental que as autoridades competentes continuem a acompanhar de perto a situação e a tomar as medidas necessárias para prevenir o risco de colapso da mina e proteger as pessoas que vivem e trabalham na região. O monitoramento constante e a atuação responsável das autoridades são essenciais para lidar com esse tipo de situação e garantir a segurança pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo