Aeronave KC-30 aguarda autorização para decolar e repatriar brasileiros da Faixa de Gaza.

Uma aeronave do modelo KC-30 (Airbus A330 200) está pronta para decolar da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com o objetivo de repatriar mais brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza. Segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB), o avião aguarda autorização para decolar em direção ao Egito, o que só acontecerá quando os brasileiros receberem permissão para atravessar a fronteira de Rafah.

Assim que receber o sinal verde, o KC-30 partirá rumo ao Aeroporto Internacional do Cairo, em uma viagem com duração estimada de 15 horas. Até o momento, a FAB não divulgou o número exato de pessoas que serão repatriadas nesse voo.

Além dos brasileiros, a aeronave também leva consigo cerca de 11 toneladas de alimentos não perecíveis, que serão fornecidos como assistência humanitária pelo governo brasileiro.

O primeiro voo de repatriação de brasileiros que estavam em Gaza chegou ao Brasil no dia 15 de novembro, mais de um mês após o início dos ataques de Israel ao território palestino. Isso se deveu à demora na autorização para a saída pelo posto de fronteira de Rafah, que conecta Gaza ao Egito.

De acordo com a FAB, um total de 32 brasileiros foram trazidos ao país nesse voo. Além disso, houve também um voo de repatriação com 32 brasileiros que se encontravam na Cisjordânia, outro território palestino.

Antes desses voos, houve a realização de oito voos de repatriação que trouxeram de volta ao Brasil 1.413 brasileiros que estavam em Israel.

Essas operações de repatriação têm sido essenciais para trazer de volta ao país os brasileiros que se encontravam em situação de vulnerabilidade devido aos conflitos na região. A FAB tem se empenhado em coordenar essas operações de forma a garantir a segurança e o bem-estar dos brasileiros envolvidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo