Voo da FAB decola rumo ao Egito para repatriar brasileiros na Faixa de Gaza em meio a conflitos no Oriente Médio

O Governo Federal deu continuidade à Operação Voltando em Paz, realizando o 11º voo de repatriação de brasileiros em áreas de conflito no Oriente Médio. Desta vez, o voo tem como destino a Faixa de Gaza, onde mais de 100 brasileiros e familiares próximos aguardam para serem resgatados.

O voo, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), partiu do Rio de Janeiro no início da manhã deste sábado, em direção ao Egito. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) decolou da Base Aérea do Galeão levando consigo um carregamento de cerca de 11 toneladas de alimentos não perecíveis, fornecidos pelo Brasil para assistência humanitária.

A saída da aeronave estava prevista para a última quinta-feira, porém a decolagem foi adiada devido à necessidade de autorização para que os brasileiros pudessem atravessar a fronteira entre a Palestina e o Egito.

O Ministério das Relações Exteriores, através do Escritório de Representação em Ramalá, listou 102 brasileiros e familiares próximos interessados em repatriação a partir da Faixa de Gaza. O pedido para a saída do grupo foi apresentado em novembro e o governo brasileiro aguarda autorização dos países responsáveis pela organização da saída de estrangeiros de Gaza para iniciar o processo de repatriação.

O primeiro grupo de brasileiros já foi repatriado e chegou ao Brasil em novembro, trazendo consigo 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. No total, foram 32 repatriados, incluindo 17 crianças, nove mulheres e seis homens.

A situação na Faixa de Gaza é crítica devido aos conflitos entre o Hamas e Israel, que resultaram em milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios. Israel impôs um cerco total a Gaza, cortando o abastecimento de água, combustível e energia elétrica. A guerra entre Israel e Hamas tem origem em disputas históricas por territórios, envolvendo descendentes de hebreus e filisteus.

O ministério informou que mantém contato constante com o grupo e oferece gêneros de primeira necessidade, abrigo, transporte e atendimento psicológico remoto. O esforço do governo brasileiro em repatriar seus cidadãos em meio a esse ambiente hostil no Oriente Médio demonstra o compromisso com a segurança e bem-estar da comunidade brasileira no exterior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo