Instituto Dr. José Frota promove conscientização para prevenção de fraturas e ferimentos graves durante férias e festas de fim de ano

O Instituto Dr. José Frota (IJF), uma unidade da rede de saúde da prefeitura de Fortaleza, está reforçando as ações de conscientização da população para a prevenção de fraturas e ferimentos graves durante os dias de férias escolares e as confraternizações de natal e réveillon. Segundo os profissionais do hospital, muitas internações podem ser evitadas com iniciativas simples de autocuidado, atenção aos mais vulneráveis e respeito ao próximo.

Durante os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, a Emergência do IJF registrou mais de 12.600 atendimentos às vítimas de acidentes domésticos, de trabalho, colisões de trânsito e situações de violência. Os principais motivos de acolhimento foram quedas, colisões com motocicletas, ingestão ou aspiração de objetos estranhos, intoxicações agudas, agressões físicas e queimaduras ou choques elétricos. Muitos desses casos resultaram em sequelas permanentes, como cicatrizes, amputações, dificuldades motoras e desordens cognitivas.

No que diz respeito às crianças, a falta de atenção dos adultos foi apontada como um dos fatores de risco de acidentes. Medidas simples, como instalar telas e grades em escadas e janelas, e a colocação de proteções em tomadas e extensões elétricas, podem ser eficazes na prevenção de acidentes. Além disso, a atenção às cozinhas, churrasqueiras, substâncias inflamáveis, itens de limpeza e brinquedos adequados para cada idade também são fundamentais.

Já no caso dos adultos, os efeitos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas durante as celebrações podem resultar em quedas, conflitos, queimaduras, afogamentos e, principalmente, atropelamentos e colisões de veículos. O IJF destaca a importância de obedecer às leis e normas de convivência, como o controle de velocidade e o uso de itens de segurança no trânsito.

O Instituto Dr. José Frota é o maior centro de urgência e emergência do Ceará em capacidade de acolhimento e um importante ponto de referência para o socorro às vítimas de fraturas complexas e lesões graves. Além disso, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas em plantão permanente, um centro de diagnóstico por imagem, unidades de terapia intensiva (UTI) e 20 salas de cirurgia. O IJF também se destaca nacionalmente como centro de pesquisa e produção científica em saúde e de formação profissional, recebendo cerca de 3.000 estudantes por ano em programas de estágio, internado acadêmico, residências médicas e multiprofissionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo