Buscas por helicóptero desaparecido no litoral paulista continuam com apoio da Força Aérea Brasileira e Polícia Militar

Helicóptero desaparecido no litoral norte de São Paulo há mais de três dias

As buscas pelo helicóptero que desapareceu no litoral norte de São Paulo no último domingo (31) continuam em andamento. O Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano, atuando com uma aeronave SC-105 Amazonas, com 15 tripulantes especializados, está dando apoio às buscas desde terça-feira (2), segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB).

A aeronave, que partiu do Campo de Marte com um piloto e três passageiros com destino a Ilhabela, não fez contato com a torre de controle desde que sobrevoava Caraguatatuba. Até o momento, nenhuma pista sobre o paradeiro do helicóptero foi encontrada.

A área das buscas foi delimitada em 5 mil metros quadrados, com a aeronave tendo cumprido 20 horas de voo até o momento. Apoio às buscas também está sendo realizado pela Polícia Militar, por meio do Comando de Aviação da PM. O Águia 24 sobrevoou uma região de serra na cidade de Redenção da Serra, no Vale do Paraíba, sem sucesso na localização da aeronave.

Posteriormente, surgiram informações sobre o piloto do helicóptero, Cassiano Tete Teodoro, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) esclareceu que sua licença e habilitações foram cassadas em setembro de 2021 por condutas infracionais graves à segurança da aviação civil. Apesar disso, Teodoro retornou ao sistema de aviação civil em 2023 ao obter uma nova licença para piloto privado de helicóptero.

A defesa do piloto alega que as ações que levaram à cassação de sua licença foram injustas e motivadas por um mal-entendido durante uma ação de fiscalização em 2019, quando Teodoro teria decolado o helicóptero sem autorização devido a uma abordagem mal sucedida por parte da Anac.

Com o caso ainda sem solução e nenhum vestígio da aeronave encontrado, as autoridades seguem empenhadas em encontrar o helicóptero e seus ocupantes. A defesa de Teodoro espera que todos os ocupantes do voo sejam encontrados a salvo e continue a se pronunciar quando mais informações sobre o caso surgirem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo