Número de desfiles de blocos no carnaval do Rio de Janeiro será menor neste ano, com 453 desfiles cadastrados.

O carnaval de rua do Rio de Janeiro terá um total de 453 desfiles de blocos em 2024, de acordo com a Empresa de Turismo do Município do Rio (Riotur). O número é menor do que no ano passado, quando foram cadastrados 456 desfiles. Segundo o presidente da Riotur, Ronnie Costa, a redução se deve à falta de incentivo para os blocos por parte da iniciativa privada. Ele admitiu que o número de desfiles pode cair ainda mais se as agremiações não receberem a autorização das autoridades estaduais, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Ao todo, a Riotur recebeu 698 pedidos de inscrições de blocos para desfilar, contra 613 em 2023. Após análise, foram definidos preliminarmente 453 desfiles. O centro da cidade terá o maior número de desfiles autorizados, com 128 apresentações, seguido pela zona sul, com 98 desfiles. A área da Grande Tijuca, na zona norte, contará com 60 desfiles, e outros 56 desfiles serão realizados nos demais bairros da região.

Os chamados megablocos terão um número recorde de desfiles autorizados, subindo de oito para dez. Alguns dos megablocos incluem Carrossel de Emoções, Chá da Alice e Cordão da Bola Preta. A novidade deste ano é a volta da cantora Preta Gil, que receberá uma homenagem durante o desfile do Bloco da Favorita.

O presidente da Riotur destacou que a operação deste carnaval contará com aprimoramentos na segurança e conforto dos foliões. A área médica terá nove postos médicos e unidades de tratamento intensivo, além de 34 mil banheiros químicos posicionados nas áreas onde passarão os blocos. A Polícia Militar estará presente com dez torres de observação e cercamento para controle de acesso.

Outra novidade para este ano é o lançamento de um aplicativo que vai ajudar os foliões a localizar os blocos por geolocalização e buscar informações sobre os desfiles. Além disso, o carnaval contará com 15 mil vendedores ambulantes, que receberão um kit especial e passarão por treinamentos obrigatórios.

A produção da folia das ruas também começou a instalar cercas de proteção em locais que estarão no trajeto dos blocos autorizados pela prefeitura, utilizando um total de 20 mil metros lineares de cercas. A expectativa é que até o dia 7 de fevereiro todos os pontos determinados estejam prontos para a realização dos desfiles.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo