Ministros se manifestam sobre ataques golpistas em Brasília há um ano: “Relembrar para que nunca mais aconteça”

No dia 8 de janeiro de 2023, vândalos inconformados com a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições gerais de 2022 invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. Os atos de barbárie deixaram um rastro de destruição do patrimônio público que, mesmo depois de um ano, ainda não foi totalmente recuperado.

Diante desse contexto, ministros de Estado se manifestaram nesta segunda-feira (8) sobre os ataques golpistas às sedes dos Três Poderes em Brasília. Em postagens nas redes sociais, eles fizeram questão de defender os valores democráticos e a importância de manter viva a memória para afastar novas tentativas de golpe.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, classificou os atos como uma “vergonha nacional”.

“Uma tentativa inaceitável não só de contestar a integridade do resultado eleitoral de 2022 simbolizado pela vitória do presidente Lula, como também de desafiar os legítimos poderes das nossas instituições republicanas e democráticas. Foi uma vergonha nacional, mas houve uma resposta firme a favor da democracia. Os culpados estão sendo punidos na forma da lei, e as instituições seguem suas investigações para identificar os mandatários do ataque a fim de lhes atribuir suas devidas responsabilidades”, escreveu Geraldo Alckmin em publicação nas redes sociais.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a força do sistema democrático e o esforço dos trabalhadores brasileiros na geração de riquezas para o país.

“A tentativa frustrada de golpe, porém, só fez fortalecer os poderes, que se uniram contra a violência e o ódio que pediam a volta do autoritarismo e atentavam contra vidas e o patrimônio histórico e artístico do Brasil. A democracia deve ser defendida a cada dia e aprofundada para afastar qualquer sombra de golpe. O caminho é realizar os preceitos de nossa Constituição cidadã: garantir os direitos de todos à saúde, ao bem-estar, à educação e a um futuro digno”, escreveu a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Os ministros destacaram a importância de manter viva a memória dos ataques e da resistência democrática para evitar que ações semelhantes voltem a ocorrer. Enquanto isso, em várias cidades do país, atos foram marcados em prol da democracia. A reconstrução dos prédios e do acervo nacional histórico demonstraram o comprometimento das autoridades em preservar os fundamentos democráticos.

Em um momento em que o país celebrava o aniversário dos ataques, autoridades e representantes dos Três Poderes se reuniram em um ato no Congresso Nacional, reafirmando a importância de manter a democracia e garantir a liberdade. A mensagem era clara: a democracia prevaleceu e deve ser defendida a todo custo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo