Projeto Percursos: Balanço das Ações do Sobrado Dr. José Lourenço com 102 Atividades em Diversas Cidades do Ceará

Projeto Percursos do Sobrado Dr. José Lourenço leva arte e cultura para diversas cidades do Ceará

Com o intuito de promover a formação e difusão das expressões artísticas e culturais de forma itinerante, o Projeto Percursos, criado em 2023 pelo Sobrado Dr. José Lourenço, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, realizou 102 atividades em parceria com entidades, equipamentos culturais, secretarias estaduais e municipais. Percorreu sete diferentes cidades do território cearense, incluindo Aquiraz, Caucaia, Crato, Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Sobral para democratizar o acesso à programação e oportunizar as potencialidades artísticas e culturais do estado.

O projeto também contou com a realização de visitas mediadas que promoveram a apresentação e aproximação do Sobrado – tanto a edificação quanto o espaço cultural – para refletir sobre sua história e seus usos como patrimônio cultural e as relações do equipamento com a cidade – principalmente com o Centro de Fortaleza – com o público, com os artistas e com o setor cultural.

Além disso, o Projeto Percursos proporcionou a realização de exposições e mostras, ações formativas, múltiplas linguagens e vivências artísticas. Destaque para a Exposição Cariri Contemporâneo, a Mostra Moura Brasil e a Exposição Impressa – O Centro de Fortaleza. As residências artísticas no Cariri e as pesquisas realizadas em Fortaleza também foram elementos importantes do projeto.

A diretora do Sobrado, Germana Vitoriano, enalteceu o balanço das ações do projeto e destacou a importância da descentralização das atividades, que foram voltadas para diferentes idades e realizadas em diversos territórios de Fortaleza e de outras cidades. Vitoriano ainda enfatizou que o projeto continuará em 2024, ampliando ainda mais suas parcerias.

Ao longo do ano, o projeto atingiu seis municípios, além de Fortaleza, firmou 22 parcerias, alcançou 16 bairros da capital e interior, e realizou visitas mediadas em 20 escolas e 12 instituições/entidades. O Sobrado Dr. José Lourenço, tombado como patrimônio cultural estadual, fechou temporariamente suas portas em março de 2023 para realizar obras de restauro e conservação preventiva do patrimônio.

Para acompanhar a programação do Projeto Percursos, basta acessar o Instagram sobrado@154 ou obter mais informações pelo e-mail ascom.sobrado@institutomirante.org ou pelo telefone (85) 99622.2023 (WhatsApp). O Projeto Percursos mostra a importância da descentralização e da participação da comunidade na difusão da arte e cultura, promovendo a valorização do patrimônio cultural e histórico do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo