Prefeito do Rio de Janeiro decreta situação de emergência devido aos impactos das chuvas, com nove mortos na região metropolitana.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decretou situação de emergência na cidade devido aos danos e impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região neste fim de semana. A decisão foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial, no domingo (14).

Até o momento, o número de mortos em decorrência das chuvas na região metropolitana do Rio de Janeiro subiu para nove, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

Diversos incidentes fatais foram registrados, incluindo desabamentos provocados por deslizamentos de terra, afogamentos e descargas elétricas. Um homem foi vítima de desabamento em Ricardo de Albuquerque, e uma mulher foi encontrada morta em Acari, possivelmente vítima de afogamento. Em Comendador Soares, próximo à Passarela da Rua Bernardino de Melo, outra vítima masculina adulta foi resgatada sem vida, apresentando sinais de afogamento.

Além disso, foram registradas mortes em Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo e Duque de Caxias, onde as autoridades também estão realizando buscas por uma vítima feminina adulta desaparecida após a queda de um veículo no Rio Botas.

O Corpo de Bombeiros já atendeu mais de 200 ocorrências relacionadas às chuvas, incluindo resgates, inundações, alagamentos, cortes de árvores, desabamentos e deslizamentos, nas últimas 24 horas em todo o estado do Rio de Janeiro.

A situação de emergência decretada pelo prefeito Eduardo Paes tem como objetivo agilizar ações de resposta e recuperação, além de possibilitar a mobilização de recursos adicionais para lidar com os impactos das chuvas na cidade. A medida evidencia a gravidade da situação e a necessidade de mobilização de esforços para minimizar os danos e prestar assistência às famílias afetadas.

As autoridades e equipes de resgate seguem em alerta e trabalhando para prestar auxílio às vítimas, além de monitorar eventuais novos incidentes decorrentes das condições climáticas adversas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo