Isabela Menezes, coordenadora de Programas Institucionais da Defensoria Pública, enfatizou a importância do atendimento rápido e acolhedor à população afetada pelas enchentes. Segundo ela, garantir que outros direitos não sejam violados e assegurar a reparação pelos danos causados é essencial nessas situações de emergência. Menezes também ressaltou a perda de documentos como um fator crucial, uma vez que é indispensável para o exercício de outros direitos que acabam sendo violados em casos de desastres naturais.
Os pontos de atendimento estarão localizados em Nova Iguaçu, com atendimento iniciado às 9h na Rua Milton Silva, 120, Comendador Soares. Na zona norte do Rio, o atendimento será realizado a partir das 10h de terça e quarta-feira, na Av. Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, s/n, Pavuna.
Além disso, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) também está atuando no enfrentamento da crise, criando um Gabinete de Enfrentamento de Crise para lidar com a tragédia na região metropolitana. O MPRJ disponibiliza canais de comunicação, como a Ouvidoria/MPRJ (telefone 127) e o Núcleo de Apoio às Vítimas (Whatsapp: 21 2215-7130), que buscam proteger, garantir o apoio humanizado e os direitos das vítimas de desastres naturais e calamidades públicas. A promotoria também ressalta a importância de cobrar ações preventivas dos gestores públicos para evitar futuras tragédias. O procurador-geral de Justiça em exercício, Eduardo Lima Neto, destaca a necessidade de todos cumprirem seu papel para evitar a ocorrência de novas tragédias.