Forças de Segurança do Ceará apreendem mais de seis mil armas de fogo em 2023: aumento de 2,6% em relação ao ano anterior

O trabalho ostensivo e de investigação das Forças de Segurança do Ceará resultou na apreensão de mais de seis mil armas de fogo em todo o território cearense durante o ano de 2023. Os dados, compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), revelam um aumento de 2,6% em relação ao ano anterior, quando 6.279 armas foram apreendidas.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, destacou que o aumento no número de apreensões de armas de fogo é resultado das abordagens policiais e das investigações bem-feitas e evidências bem produzidas, que têm tirado essas armas de circulação. Ele ressaltou que essas apreensões impactam diretamente na redução de crimes violentos e nos índices de crimes violentos contra o patrimônio.

No total, 6.444 armas de fogo foram retiradas de circulação, incluindo revólveres, pistolas, armas artesanais, espingardas, rifles, carabinas, garruchas, fuzis, metralhadoras, escopetas, mosquefals, pistoletes e armas não identificadas.

As ações ostensivas da Polícia Militar do Ceará resultaram em apreensões significativas de armas de fogo. Durante o ano, operações da PMCE resultaram na apreensão de armas e munições em várias cidades do estado. Em janeiro, seis armas de fogo foram apreendidas em São Gonçalo do Amarante, seguido pela apreensão de cinco espingardas em Jaguaruana em abril, e em outubro, sete armas de diversos calibres foram apreendidas em Cascavel.

O aumento do quantitativo de apreensões de armas de fogo também é creditado ao trabalho investigativo realizado pelas delegacias municipais, regionais, distritais, metropolitanas e especializadas da Polícia Civil do Estado Ceará. Operações resultaram na apreensão de armas em cidades como Lavras da Mangabeira e Ubajara.

Além disso, ações integradas como a Operação Domus, Operação Focus e Operação Paz, promovida em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, também contribuíram para apreensões de armamento ilegal. Durante a Operação Paz, 80 pessoas foram capturadas e 31 armas de fogo foram apreendidas em todo o Ceará.

O secretário da SSPDS ressaltou que, apesar do grande quantitativo de armas em circulação, as forças de segurança têm buscado intensificar e fortalecer as abordagens policiais, visando à redução dos índices de criminalidade em todo o estado do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo