Voos da Ciopaer em 2023: proteção, socorro e operações policiais aéreas beneficiam população cearense

Em 2023, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará teve um intenso ano de atividades. As aeronaves da Ciopaer foram acionadas 2.371 vezes para proteger ou socorrer vítimas, resultando em um total de 2.896 horas de voo em prol do atendimento das demandas da sociedade cearense.

Do total de voos realizados, 1.364 foram voltados para dar suporte em ações policiais com foco na preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Mais de 1.485 horas foram registradas em missões de observação e monitoramento de pessoas e veículos suspeitos, além de atuações preventivas no combate à criminalidade.

Além disso, a Ciopaer registrou 153 missões do serviço aeromédico em 2023, totalizando 264 horas de voo. Essas ações foram realizadas em parceria com as secretarias da Segurança e da Saúde, envolvendo remoções de pacientes e transporte de órgãos para transplantes. Em agosto do ano passado, o aeromédico da Ciopaer completou nove anos de serviços prestados à população cearense.

O coordenador da Ciopaer, coronel Darley Sousa, destacou a importância das missões realizadas durante todo o ano de 2023, ressaltando o objetivo da Coordenadoria em aprimorar o serviço de segurança pública e o atendimento aeromédico à população cearense, reforçando o lema da unidade: Voar para Proteger e Salvar.

Atualmente, a Ciopaer conta com cinco bases fixas em Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá, Crateús e em Fortaleza, e nove aeronaves, incluindo helicópteros e aeronaves equipadas para operações aeromédicas. Com um efetivo de cerca de 160 profissionais, a unidade aérea é composta por pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos, apoio solo, médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Além de participar de operações policiais e realizar missões aeromédicas, a Ciopaer também presta apoio em ações conjuntas com outras instituições, como o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Em 2023, cerca de 50 voos foram realizados para auxiliar em operações de busca por pessoas desaparecidas em regiões de difícil acesso ou em casos de acidentes.

O trabalho realizado pela Ciopaer demonstra o emprego eficiente das forças de segurança do Ceará tanto em situações de emergência quanto no apoio a operações de combate à criminalidade, refletindo o comprometimento das autoridades em garantir a proteção e o socorro às vítimas. As ações da Ciopaer em 2023 são uma amostra do esforço contínuo das Forças de Segurança do Estado em manter a ordem e prestar atendimento qualificado à população cearense.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo