Escritora Luize Valente aborda intolerância, desinformação e literatura no Trilha de Letras da TV Brasil

A escritora, jornalista e documentarista Luize Valente foi a convidada do programa Trilha de Letras, exibido pela TV Brasil nesta quarta-feira (24), às 22h. Durante a entrevista com a apresentadora Eliana Alves Cruz, a autora abordou o tema central de grande parte de sua obra: a intolerância.

Um dos pontos de destaque da conversa foi a publicação “A Menina com Estrela”, um dos títulos mais recentes de Valente. Além disso, a autora criticou a desinformação e falou sobre seu interesse pela cultura e história judaicas.

O bate-papo foi gravado na BiblioMaison e está disponível no app TV Brasil Play e no canal do YouTube da emissora. Além disso, uma versão radiofônica será transmitida pela Rádio MEC no mesmo dia, às 23h.

Durante a entrevista, Luize Valente compartilhou como a questão da intolerância entrou em sua vida e explicou seu fascínio pela cultura e história judaicas, nas quais se tornou referência em pesquisas e produção artística.

A jornalista também abordou os desafios da imprensa em aprofundar a análise dos conflitos mundiais entre os povos. Ela ressaltou a importância de trazer uma visão mais ampla da história e criticou a simplificação muitas vezes presente na cobertura jornalística.

Além disso, Luize Valente falou sobre seu livro mais recente, “A Menina com Estrela”, sua primeira incursão na escrita voltada para o público infantojuvenil. A autora leu um trecho da obra durante o programa, destacando a sensibilidade com a qual aborda os horrores do Holocausto.

A convidada também ponderou sobre a desinformação, ressaltando a importância de se informar de maneira ampla e equilibrada, olhando para diferentes perspectivas e buscando conhecimento em livros.

O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. Idealizado em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, o programa entrou no ar em abril de 2017 e, nesta temporada, teve os episódios gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo