Emoção marca encerramento da 9ª turma do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde no HGCC

Na última segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), celebrou o encerramento da 9ª turma do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde. O evento, que teve lugar no Auditório II do Centro de Estudos, no Anexo do HGCC, reuniu residentes, preceptores, representantes do Centro de Estudo Aperfeiçoamento e Pesquisa Professor Otho Leal Nogueira (CEAP) e as direções médica e técnica do Hospital.

A cerimônia foi marcada pela emoção e gratidão dos participantes que celebraram a conclusão de um ciclo desafiador. A enfermeira Maria Eduarda Lima emocionou-se ao relembrar os obstáculos superados e expressar sua gratidão pela experiência vivida no HGCC. “O HGCC é uma escola. Ele nos prepara para todas as situações em função da grande demanda e por ser um hospital terciário de alto risco. Quando a gente vai para os outros hospitais, a gente percebe o quanto é enriquecedor fazer a residência no HGCC”, compartilhou.

Sueli Albuquerque, coordenadora do Programa Uniprofissional de Enfermagem Obstétrica da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), destacou a influência das políticas norteadoras da instituição no programa de residência. Ela ressaltou que os residentes são formados não só com o olhar da sua especialidade, mas com um olhar multiprofissional que engloba toda a essência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Acerca da formação oferecida pelo HGCC, Albuquerque enfatizou a vivência da alta complexidade, da gestão de alto risco e um olhar para os mais diversos casos. Ela também destacou a potencialidade das boas práticas do parto, que colocam as mulheres no protagonismo do seu momento. “Dentro de um cenário de referência, em um ambiente terciário, ações como essas humanizam o atendimento, trazem a oportunidade de a gente conseguir vivenciar um tratamento realmente humanizado”, refletiu.

Além disso, foi mencionado que a Residência Uniprofissional e Multiprofissional em Saúde é fruto de um convênio entre o HGCC e a ESP/CE, com financiamento garantido pelo programa de Residência em Saúde do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. Nesta edição, 12 profissionais nas áreas de Enfermagem obstétrica e neonatal, Psicologia, Fisioterapia, e Serviço Social, com ênfase em Obstetrícia e Neonatologia, concluíram a residência, que tem duração de dois anos.

Estes profissionais agora estão prontos para aplicar seus conhecimentos e contribuir para a melhoria do atendimento na área de saúde, levando consigo as experiências e aprendizados adquiridos ao longo da residência. Este momento de formação e celebração reforça o compromisso do HGCC com a capacitação e desenvolvimento de profissionais de saúde que atuam em prol do bem-estar da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo