Desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo começam com a tradicional Camisa Verde e Branco

Na noite de hoje (9), a escola de Samba Camisa Verde e Branco marcará o início dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo, com início previsto para às 23h15. Ao todo, sete escolas se apresentarão no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital paulista.

A segunda escola a desfilar será a Barroca Zona Sul, que está programada para entrar na avenida à 00h20. Em seguida, teremos a Dragões da Real (01h25), Independente Tricolor (02h30), Acadêmicos do Tatuapé (03h35), Mancha Verde (04h40), e Rosas de Ouro (05h45).

A Camisa Verde e Branco, agremiação tradicional da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, será a primeira a se apresentar. O samba-enredo escolhido para este ano é “Adenla – O Imperador nas Terras do Rei”, que aborda o poder e a fé dos africanos e negros brasileiros, destacando divindades como Oxóssi, Exu, Orunmilá, e Oxum.

A Escola de Samba Barroca Zona Sul, fundada em 1974, celebra seus 50 anos de existência nesta noite. O samba-enredo escolhido é “Nós Nascemos e Crescemos no Meio de Gente Bamba, Por Isso que Nós Somos a Faculdade do Samba – 50 anos de Barroca Zona Sul”, que irá contar a história da escola e sua influência, além de homenagear a Mangueira e Cartola.

A terceira escola a desfilar, Dragões da Real, escolheu o tema “África – Uma Constelação de Reis e Rainhas”, que destaca a história do continente africano, exaltando seus grandes reinados, coragem, resistência, diplomacia e sabedoria.

A Independente Tricolor trará para a avenida o samba-enredo “Agojie, a Lâmina da Liberdade!”, que presta homenagem a um grupo de guerreiras amazonas do Reino de Daomé, no Benim, e exalta as anciãs e feiticeiras africanas.

Já a Acadêmicos do Tatuapé apresentará o samba-enredo “Mata de São João – Uma Joia da Bahia Símbolo de Preservação! Entre Cantos e Tambores. Viva a Mata de São João!”, que irá mostrar os atrativos da cidade baiana Mata de São João e sua relação com a cultura e religiosidade africanas.

A Mancha Verde, vice-campeã do Grupo Especial em 2023, trará para o Anhembi o samba-enredo “Do Nosso Solo Para o Mundo: o Campo que Preserva, o Campo que Produz, o Campo que Alimenta”, que se inspira na cultura agrícola brasileira e enaltece o trabalho dos agricultores.

Por fim, a Rosas de Ouro, última escola a entrar na avenida, homenageará no seu samba-enredo “Ibira 70 – A Rosas de Ouro é São Paulo no Carnaval 2024” os 70 anos do Parque do Ibirapuera, símbolo da cidade de São Paulo.

Com enredos que prestam homenagem à cultura africana, à história do Brasil e à cidade de São Paulo, as escolas de samba prometem uma noite de muita emoção e samba no pé para encantar o público que estará presente no Sambódromo do Anhembi.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo