Censo 2022 revela mais estabelecimentos religiosos que escolas e hospitais no Brasil, mas pesquisadores questionam comparações_.

Pesquisadores questionam comparação entre estabelecimentos religiosos, escolas e hospitais

O Brasil teve um levantamento divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostrou que o país tem mais estabelecimentos religiosos do que escolas e hospitais. No entanto, pesquisadores consideram relativo fazer comparações com base apenas em números e destacam as particularidades de cada tipo de estabelecimento.

De acordo com os dados do Censo 2022, o Brasil conta com 111,1 milhões de estabelecimentos, sendo 579,8 mil de finalidades religiosas, 264,4 mil de ensino e 247,5 mil de saúde. O professor Matheus Cavalcanti Pestana, da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV), critica as comparações numéricas, afirmando que os diferentes tipos de estabelecimentos atendem públicos com focos e estruturas distintas, o que torna as comparações incoerentes.

Além disso, o professor alerta para a associação entre o grande número de estabelecimentos religiosos e a predominância de templos evangélicos, destacando a existência de diversos credos no Brasil. Ele ressalta a importância da tolerância religiosa, que deve ser estendida não apenas entre as religiões, mas também em relação aos segmentos não religiosos.

Ronilso Pacheco, especialista do Instituto de Estudos da Religião (Iser), também criticou as comparações feitas com base nos dados do IBGE. Ele questionou a lógica por trás de comparar a quantidade de estabelecimentos religiosos com a de escolas e hospitais, enfatizando que os processos de construção e a relevância dessas instituições são distintos.

Ambos os pesquisadores apontam para um preconceito embutido nas críticas à quantidade de estabelecimentos religiosos no Brasil, destacando a associação entre o crescimento desses locais e a ausência do Estado nas periferias, em uma visão elitista que desconsidera a diversidade de motivos que levam as pessoas a frequentar instituições religiosas.

Portanto, é importante considerar as particularidades de cada tipo de estabelecimento e evitar comparações simplistas que possam reforçar estereótipos e preconceitos em relação à religião e sua relação com outros setores da sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo