Inscrições abertas para isenção de taxa de inscrição no vestibular da Uerj para alunos de cursinhos populares

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) tomou uma iniciativa inovadora para beneficiar os alunos matriculados em cursinhos populares e comunitários. A partir de agora, a instituição vai isentar esses estudantes do pagamento da taxa de inscrição no vestibular.

O cadastramento dos cursos pré-vestibulares populares, comunitários ou similares interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição do Vestibular Estadual 2025 para seus alunos já está em andamento. Os coordenadores dos cursos devem preencher o formulário online disponível no site da Uerj e imprimir o documento, que deverá ser entregue junto com a fotocópia do comprovante de cessão do espaço para o funcionamento do pré-vestibular, da identidade e da habilitação profissional do responsável pelo curso no Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da Uerj, localizado no campus Maracanã. O prazo para realizar o cadastramento referente ao 1º Exame de Qualificação vai até o dia 10 de março, em horário comercial.

Além disso, os cursinhos que já têm cadastro no Dsea e desejam renovar a inscrição para o Vestibular Estadual 2025 precisam apresentar, até o dia 11 de março, a cópia do comprovante de cessão do espaço para o funcionamento das aulas. Vale ressaltar que todos os documentos apresentados devem ter suas versões originais para autenticação.

As decisões referentes às solicitações de isenção da taxa de inscrição serão divulgadas no dia 12 de março, no site da Uerj. Caso haja pendências, os responsáveis pelos cursinhos poderão resolver as questões e solicitar recurso até o dia 13 de março, por meio do e-mail do Dsea.

É importante também destacar que o cadastramento para o 2º Exame de Qualificação do vestibular ocorrerá entre 22 de maio e 6 de junho. Essa é mais uma medida adotada pela Uerj com o intuito de promover a inclusão e garantir oportunidades iguais para todos os estudantes que desejam ingressar na universidade.

Portanto, essa iniciativa representa um passo significativo na direção da democratização do acesso ao ensino superior, proporcionando mais chances para os estudantes de cursinhos populares e comunitários realizarem o sonho de conquistar uma vaga na Uerj.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo