Projeto de Lei propõe criação de títulos de crédito para financiamento da indústria com isenção de imposto de renda.




Projeto de Lei propõe criação de títulos de crédito para financiamento da indústria

19/02/2024 – 09:41  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Heitor Schuch: indústria precisa de fontes de financiamento baratas para crescer

O Projeto de Lei 6021/23 propõe a criação de dois novos títulos de crédito voltados para a captação de recursos no sistema financeiro, com o objetivo de fornecer empréstimos ao setor industrial. Esses títulos seriam semelhantes aos já existentes para os setores agropecuário e imobiliário, como a LCA, CRA, LCI e CRI. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Os novos títulos seriam a Letra de Crédito da Indústria (LCIND) e o Certificado de Recebíveis da Indústria (CRIND). Eles seguiriam, em linhas gerais, as regras que regem a LCA, CRA, LCI e CRI. Suas principais características incluiriam:

  • emissão por bancos (LCIND) e empresas securitizadoras (CRIND);
  • direcionamento dos recursos captados para financiamentos na indústria, com foco em inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e redução das emissões de carbono;
  • isenção de imposto de renda para a pessoa física que aplicar nesses títulos.

Essa isenção fiscal já é aplicada aos títulos dos setores agropecuário e imobiliário, o que permite que os tomadores tenham acesso a financiamentos com juros mais baixos.

Necessidade de incentivo

O deputado Heitor Schuch (PSB-RS), autor do projeto, enfatiza que o setor industrial carece de fontes de financiamento baratas para poder se recuperar e voltar a crescer.

“Apesar de ser essencial para o desempenho econômico do país, o setor industrial ainda não dispõe de incentivos semelhantes aos encontrados em outros setores. É necessário corrigir essa situação, especialmente diante do processo de desindustrialização que o Brasil enfrenta e da urgência de promover uma neoindustrialização”, afirmou Schuch.

Próximos passos na tramitação

O projeto seguirá agora para análise, em caráter conclusivo, pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rodrigo Bittar


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo