Acolher chega à 70ª edição e oferece atendimento e apoio a comunidades afetadas por fortes chuvas em Fortaleza

Na próxima sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024, a comunidade do Poço da Draga, na Praia de Iracema, em Fortaleza, receberá a 70ª edição do projeto Acolher. O evento, realizado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) em parceria com a Casa Civil e a Defesa Civil, tem como objetivo prestar serviços de cidadania, saúde, profissionais e apoio jurídico às famílias afetadas por fortes chuvas e danos em suas moradias na região.

Além do Poço da Draga, outras comunidades como Granja Portugal, Inferninho, Conjunto Palmeiras, Vila Velha e Dom Lustosa também serão atendidas pelo Acolher, que terá início às 9 horas. O projeto, que conta com o apoio de órgãos estaduais e outras entidades, tem se mostrado fundamental no auxílio às comunidades afetadas pelas enchentes na Capital, como ressalta Lidiane Rebouças, secretária-executiva de Políticas sobre Drogas.

Segundo Lidiane, o Acolher é mais uma iniciativa do Governo do Estado para proporcionar apoio emergencial às vítimas das enchentes na Capital. Ao todo, oito comunidades foram visitadas e identificadas 1.657 famílias com necessidades de apoio. Através do programa Ceará Sem Fome e Mais Nutrição, já foram distribuídas cerca de dez toneladas de alimentos para essas famílias.

Dentre os serviços oferecidos pelo Acolher, estão a inscrição em cursos de qualificação profissional, apoio na elaboração de currículos, serviços de corte de cabelo, distribuição de mudas de plantas, informações sobre alimentação saudável e abordagem à população em situação de rua. Além disso, o evento contará com o Caminhão do Cidadão da SPS, que emitirá cédulas da Carteira de Identidade Nacional e Carteira Digital, e a Unidade de Saúde, que realizará curativos, aferição de pressão arterial e glicemia.

A Defensoria Pública prestará atendimentos jurídicos, consultas processuais e criminais, emissão de ofícios e encaminhamentos para os núcleos da Defensoria, enquanto o Sesc oferecerá serviços de profilaxia odontológica, limpeza e aplicação de flúor. O evento acontecerá das 9h às 16h, na Rua Gérson Gradvol, na Praia de Iracema, e contará com uma variedade de serviços oferecidos pela SPS, Defensoria Pública, Secretaria das Mulheres e outras entidades parceiras.

O Acolher é uma ação importante do Governo do Estado para atender uma demanda emergencial das comunidades afetadas pelas chuvas na Capital, proporcionando assistência e apoio às famílias prejudicadas. Com a realização da 70ª edição do projeto, é possível observar os esforços do Estado em minimizar os impactos das fortes chuvas e garantir o bem-estar das comunidades atingidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo