Mulher é presa por sequestrar bebê de dois meses e alegar ser a mãe; Polícia Civil do Ceará atua em flagrante

Na noite da última segunda-feira (26), a Polícia Civil do Estado do Ceará autuou em flagrante uma mulher de 39 anos, suspeita de sequestrar um bebê de dois meses e alegar ser o seu próprio filho. O caso ocorreu no bairro Centro, em Fortaleza, e mobilizou esforços da PCCE, do Alerta Amber Brasil da empresa Meta e da Perícia Forense do Estado do Ceará (PCCE) para localizar a criança desaparecida.

Segundo informações policiais, o bebê foi visto pela última vez em uma pousada social da Prefeitura de Fortaleza, onde foi deixado pela genitora sob os cuidados da suspeita. O desaparecimento foi reportado inicialmente na Delegacia de Defesa da Mulher e transferido para a 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da PCCE. Após diligências, que incluíram a divulgação de um retrato falado da suspeita pela Pefoce, o bebê foi localizado junto à mulher no bairro Sabiaguaba.

Durante as investigações, a polícia descobriu que a mulher havia simulado uma gravidez para o companheiro e familiares, alegando que o bebê estava em tratamento em uma unidade de saúde. Ela foi autuada por sequestro e cárcere privado e está à disposição da Justiça. A ação contou com o apoio da 7ª Delegacia e do Núcleo Operacional do DHPP.

A ação bem-sucedida também ressalta a importância do uso do sistema Amber Alerts, que permite a divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas, especialmente crianças e adolescentes, nas plataformas digitais da empresa responsável. O Ceará é um dos estados brasileiros que participam do projeto desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), com o alerta sendo acionado com sucesso pela terceira vez este ano.

A tecnologia do Amber Alerts, adotada por 30 países, tem se mostrado eficaz no auxílio às buscas de casos de desaparecimento. Quando ativado, o alerta é distribuído nas redes sociais da plataforma da Meta no raio de até 160 km do local do desaparecimento, aumentando as chances de localização das pessoas desaparecidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo