Projeto de Lei obriga hospitais a terem intérpretes de Libras para atendimento de pacientes surdos: proposta em análise na Câmara dos Deputados.

06/03/2024 – 15:28

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Raniery Paulino: intérprete é essencial para o atendimento de pacientes surdos

O deputado Raniery Paulino (Republicanos-PB) apresentou o Projeto de Lei 342/24, que propõe a obrigatoriedade dos hospitais de médio e grande porte contarem com, pelo menos, um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos serviços de atendimento de urgência e emergência. A ausência desse profissional pode dificultar o atendimento de pacientes surdos nas emergências tanto da rede pública quanto privada, como ressalta o parlamentar.

Paulino destaca a importância do intérprete de Libras, enfatizando que nem todos os ouvintes possuem conhecimento da linguagem dos surdos, o que pode dificultar o atendimento adequado em situações de urgência. Ele salienta que a presença desse profissional qualificado pode contribuir para a redução do risco de morte e amenizar o agravamento das condições de saúde dos pacientes surdos.

O projeto encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados, seguindo um rito de deliberação conclusiva, onde será analisado pelas comissões de Saúde, de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para mais informações sobre a importância da Libras, confira o infográfico abaixo:

Da Reportagem/RM
Edição – Marcelo Oliveira

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo