Proposta de lei determina suspensão de atividades de empresas causadoras de danos ambientais severos até reparação integral dos danos



Projeto de Lei determina suspensão de atividades de empresas causadoras de dano ambiental

06/03/2024 – 10:47

MyKe Sena/Câmara dos Deputados

A deputada Silvye Alves, autora da proposta

O Projeto de Lei 5840/23, de autoria da deputada Silvye Alves, propõe a suspensão das atividades econômicas das empresas que causarem dano ambiental severo, até que reparem integralmente todos os danos causados às pessoas e ao meio ambiente. De acordo com a proposta, a empresa responsável não poderá ser alienada até que pague todas as indenizações devidas e recupere completamente a área degradada, com a tramitação do projeto ocorrendo na Câmara dos Deputados.

Além das reparações pelo dano material e moral, a empresa causadora do dano deve garantir às vítimas assistência técnica, jurídica, médica e psicológica. Durante a situação de perigo, a empresa terá que cobrir os aluguéis de todos os afetados que foram obrigados a deixar suas casas ou estabelecimentos devido ao risco.

Segundo o texto, as propriedades impactadas poderão ser restauradas e devolvidas aos proprietários, desde que um laudo técnico da Defesa Civil ateste a ausência de riscos. Caso não seja viável, a destinação da área será decidida por meio de consulta pública à comunidade local em conjunto com órgãos ambientais e com a intervenção do Poder Judiciário.

A deputada Silvye Alves destacou que o objetivo do projeto é estabelecer as responsabilidades das empresas em casos de desastres ambientais e garantir os direitos básicos da população afetada. Ela ressaltou a importância de assegurar o direito à propriedade, à saúde mental e ao ressarcimento dos danos sofridos.

Tramitação
O projeto, que segue em caráter conclusivo, será avaliado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para mais informações sobre a tramitação de projetos de lei, acesse o site da Câmara dos Deputados.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Rachel Librelon

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo