Tele-atendentes da Central 155, em Canindé, participam de capacitação sobre direitos da população LGBTI+ para aprimorar atendimento aos cidadãos.

No dia 6 de março de 2024, os tele-atendentes da Central de Atendimento 155, localizada em Canindé, participaram de uma importante ação de capacitação para aprimorar o atendimento prestado aos cidadãos que buscam registrar manifestações de Ouvidoria relacionadas ao desrespeito à diversidade de gênero. A atividade, intitulada “Formação sobre os direitos da população LGBTI+”, foi promovida como parte de um acordo de cooperação técnica entre a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e a Secretaria da Diversidade (Sediv).

Durante a oficina, ministrada por Ivna Costa, coordenadora jurídica da Secretaria da Diversidade do Estado, e Thina Rodrigues e Samila Marques, coordenadoras do Centro Estadual de Referência LGBTI+, os profissionais receberam orientações essenciais para garantir um atendimento inclusivo e sem discriminação. Zeneide Araújo, orientadora da Célula da Central de Atendimento 155, ressaltou a importância da capacitação para aprimorar os serviços oferecidos pela Central: “Conhecer os direitos da população LGBTI+ é fundamental para que o atendimento seja feito de forma efetiva”.

A formação dos tele-atendentes da Central 155 vai ao encontro do que está previsto na Lei Estadual nº 18.376/2023, que determina a obrigação de placas informativas proibindo a discriminação com base na orientação sexual ou identidade de gênero em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos da Administração Direta e Indireta do Estado do Ceará.

A coordenadora Ivna Costa ressaltou que a Ouvidoria pode contribuir significativamente para a promoção da igualdade e da justiça para a população LGBTI+, estimulando um atendimento mais inclusivo e acolhedor. A ação de capacitação demonstra o compromisso do Estado do Ceará em combater a lgbtfobia e garantir o respeito à diversidade de gênero em todos os setores da sociedade.

Dessa maneira, a parceria entre a CGE, a Sediv e a Central de Atendimento 155 reforça a importância do constante aprimoramento dos serviços públicos para garantir o pleno exercício dos direitos e a inclusão de todos os cidadãos.

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