Durante a oficina, ministrada por Ivna Costa, coordenadora jurídica da Secretaria da Diversidade do Estado, e Thina Rodrigues e Samila Marques, coordenadoras do Centro Estadual de Referência LGBTI+, os profissionais receberam orientações essenciais para garantir um atendimento inclusivo e sem discriminação. Zeneide Araújo, orientadora da Célula da Central de Atendimento 155, ressaltou a importância da capacitação para aprimorar os serviços oferecidos pela Central: “Conhecer os direitos da população LGBTI+ é fundamental para que o atendimento seja feito de forma efetiva”.
A formação dos tele-atendentes da Central 155 vai ao encontro do que está previsto na Lei Estadual nº 18.376/2023, que determina a obrigação de placas informativas proibindo a discriminação com base na orientação sexual ou identidade de gênero em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos da Administração Direta e Indireta do Estado do Ceará.
A coordenadora Ivna Costa ressaltou que a Ouvidoria pode contribuir significativamente para a promoção da igualdade e da justiça para a população LGBTI+, estimulando um atendimento mais inclusivo e acolhedor. A ação de capacitação demonstra o compromisso do Estado do Ceará em combater a lgbtfobia e garantir o respeito à diversidade de gênero em todos os setores da sociedade.
Dessa maneira, a parceria entre a CGE, a Sediv e a Central de Atendimento 155 reforça a importância do constante aprimoramento dos serviços públicos para garantir o pleno exercício dos direitos e a inclusão de todos os cidadãos.