Expansão dos Institutos Federais de Educação gera 140 mil vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, declara senador.






Senador destaca criação de novos campi dos Institutos Federais

O senador Paulo Paim (PT-RS) fez um importante pronunciamento nesta terça-feira (12) para destacar a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em todo o Brasil. Essa iniciativa, anunciada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visa gerar 140 mil novas vagas, em sua maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Paim ressaltou a relevância do ensino técnico profissionalizante como uma porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho. Para o senador, investir nesse setor da educação é acreditar no crescimento e desenvolvimento do país, contribuindo para a redução do desemprego no Brasil.

Além disso, o senador manifestou seu apoio ao projeto que trata da educação integral e estabelece diretrizes para implementá-la na educação básica (PLS 756/2015), que está em discussão no Plenário. A proposta prevê a garantia de educação integral em escolas de tempo integral, com jornada mínima de oito horas, nos períodos matutino e vespertino, seguindo os princípios do Programa Escola em Tempo Integral do Ministério da Educação.

Paim destacou a importância da educação integral na formação de estudantes críticos e agentes de mudança na sociedade, enfatizando a necessidade de um modelo educacional que vá além do desenvolvimento intelectual, abarcando outras áreas essenciais da formação humana.

O senador lembrou que o projeto teve origem em uma sugestão legislativa apresentada por participantes do programa Jovem Senador, em 2014, durante a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo