Representantes de Amapá, Espírito Santo e Tocantins visitam sistema penitenciário do Ceará em busca de boas práticas de inteligência.

No dia 12 de março de 2024, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) recebeu a visita técnica de representantes das polícias penais dos estados de Amapá, Espírito Santo e Tocantins. O encontro teve como objetivo principal conhecer o modelo gerencial do sistema prisional cearense, com destaque para as ações de inteligência penitenciária.

Durante a visita, que ocorreu no dia 7 de março, os representantes puderam conhecer de perto as boas práticas aplicadas no sistema penitenciário do Ceará, visando fortalecer a política nacional de inteligência. A ideia é desarticular organizações criminosas e desenvolver técnicas aprimoradas no combate ao crime organizado, otimizando as ferramentas de inteligência e monitoramento.

O secretário da SAP, Mauro Albuquerque, se reuniu com a comitiva para apresentar as ações que colocaram o sistema penitenciário cearense como referência nacional. Ele detalhou os protocolos de segurança, medidas padronizadas, mudanças estruturais nas unidades prisionais, projetos de reinserção social e os procedimentos implementados para melhorar o sistema carcerário do estado.

Durante a visita, os representantes também conheceram os projetos da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR) e do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (Nusep), que oferece serviços de saúde mental e atenção biopsicossocial aos servidores penitenciários.

Além disso, a comitiva visitou a primeira Unidade Prisional de Segurança Máxima Estadual das regiões Norte e Nordeste, o Grupo de Ações Penitenciárias, o canil do Núcleo de Operações com Cães e a Unidade Prisional Professor José Jucá Neto (UP-Itaitinga3).

O secretário Mauro Albuquerque destacou a importância da integração entre os sistemas penitenciários do país para combater o crime organizado de forma efetiva. Ele ressaltou a troca de conhecimentos e experiências como um processo de aprendizagem constante e fundamental para o avanço coletivo.

Os representantes dos estados visitantes também expressaram sua satisfação com a visita, elogiando as práticas e a gestão do sistema penitenciário cearense. Eles destacaram a intenção de implementar no seus estados as boas práticas observadas e os aprendizados adquiridos durante a visita técnica.

Assim, a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos entre os estados contribuem para o aprimoramento do sistema penitenciário em nível nacional, visando sempre a melhoria e a eficácia no combate ao crime e na ressocialização dos detentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo