Ministro celebra queda histórica de 13 milhões de brasileiros que deixaram de passar fome no país em 2023

O Brasil comemora uma significativa redução no número de pessoas que passam fome no país. Segundo dados do Instituto Fome Zero, houve uma queda de 13 milhões de indivíduos em situação de insegurança alimentar grave, passando de 33 milhões em 2022 para 20 milhões em 2023. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou a importância desses números durante uma entrevista a emissoras de rádio, afirmando que essa redução representa a maior queda histórica na luta contra a fome no país.

Dias ressaltou que a maioria das pessoas em situação de insegurança alimentar grave está nas cidades médias e grandes, muitas delas vivendo em situação de rua. Ele enfatizou a gravidade da fome extrema, que pode levar à morte, citando casos como o dos Yanomami e de crianças que sucumbiram à desnutrição. O ministro também mencionou que, se considerarmos a fome moderada, o estudo aponta que 20 milhões de pessoas saíram dessa condição em 2023 no Brasil.

Apesar dos avanços, Wellington Dias ressaltou a importância de continuar o trabalho para alcançar aqueles que ainda sofrem com a fome. Ele enfatizou a responsabilidade do governo em garantir a segurança alimentar de todos os cidadãos, destacando que ainda há desafios a serem superados nessa área.

A queda no número de pessoas que passam fome no Brasil é um motivo de celebração, mas também é um lembrete do trabalho constante que precisa ser feito para erradicar completamente esse problema. Com esforço conjunto e políticas eficazes, é possível alcançar um país onde todos tenham acesso a uma alimentação adequada e digna.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo