Exposição ‘Se Arar’ encerra temporada na Pinacoteca do Ceará com diálogo entre artistas cearenses e acervo histórico

No dia 14 de março de 2024, às 14h33, a Pinacoteca do Ceará encerra os últimos dias de visitação da exposição “Se Arar”. O museu, que faz parte da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) em parceria com o Instituto Mirante, recebeu 177 obras de 171 artistas cearenses de diferentes gerações.

A mostra, que integra a Mostra “Bonito pra Chover”, estará disponível para o público até o dia 31 de março. Além da exposição “Se Arar”, o museu destaca também as obras individuais de Aldemir Martins e Antonio Bandeira, em homenagem ao centenário de nascimento dos dois pintores cearenses.

A curadoria da exposição é assinada por Cecília Bedê, Herbert Rolim, Lucas Dilacerda, Maria Macêdo e Adriana Botelho. O título “Se Arar” remete ao processo de preparação e cultivo da terra, representando uma construção coletiva e poética. A arte é vista como um adubo para um novo mundo, convidando os visitantes a participarem ativamente desse processo.

Desde a inauguração da exposição em dezembro de 2022, foram realizadas 579 ações educativas, alcançando um público de 8.285 pessoas. O espaço formativo também oferece atividades como visitas mediadas temáticas e lúdicas, proporcionando uma experiência enriquecedora aos visitantes.

Com recursos de acessibilidade como audiodescrição, videoguias em Libras e peças táteis, a exposição busca proporcionar uma experiência inclusiva a todos os públicos. O museu funciona de quinta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, das 10h às 18h, com entrada permitida até 30 minutos antes do fechamento.

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem como missão preservar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, promovendo o diálogo entre arte e educação. Com enfoque em experimentação, pesquisa e reflexão, o espaço se tornou um importante ponto de referência cultural na cidade de Fortaleza.

Os interessados em visitar a exposição “Se Arar” têm até o dia 31 de março para apreciar as obras na Pinacoteca do Ceará, localizada na Rua 24 de Maio, 34, no Centro de Fortaleza. A entrada é gratuita.

Este é um evento imperdível para os amantes da arte e da cultura cearense, proporcionando uma imersão na história e na produção artística do Estado. Não perca a chance de conferir essa exposição única antes que seja tarde demais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo