Anatel libera ativação do 5G em mais 395 municípios a partir de hoje, beneficiando 181,3 milhões de brasileiros.

A Anatel autorizou, a partir desta segunda-feira (18), o licenciamento e ativação de estações de tecnologia 5G em mais 395 municípios no Brasil. Com isso, o total de localidades que poderão contar com o 5G chegará a 3.678, abrangendo aproximadamente 181,3 milhões de brasileiros, o que corresponde a cerca de 85% da população do país.

O 5G, que é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, sucedendo as redes de conectividade 4G, está sendo gradualmente ativado pelas empresas de telefonia celular desde julho de 2022. A liberação da faixa de 3,5 GHz da rede móvel 5G não implica a instalação imediata nas localidades, uma vez que depende do planejamento individual de cada prestadora de serviços, que poderá solicitar o licenciamento e ativação de suas estações 5G standalone ou 5G puro.

A lista com os municípios autorizados para o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz pode ser acessada no site da agência reguladora. Atualmente, oito estados mais o Distrito Federal (Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) têm todos os municípios liberados para o 5G. A Anatel já definiu a lista dos próximos municípios a serem contemplados com a tecnologia 5G nas próximas etapas.

Quanto à modernização das antenas parabólicas, os donos de aparelhos de televisão que recebem sinal de TV aberta via antena parabólica terão que substituí-las pelas novas parabólicas digitais ou instalar um adaptador para continuar recebendo as transmissões. As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal têm direito à instalação gratuita do kit com a nova parabólica digital. A tecnologia 5G promete trazer melhorias na qualidade da imagem e do som, oferecendo mais canais e programação gratuita, além de equipamentos mais modernos e tecnológicos.

Em resumo, a expansão do 5G para mais municípios no Brasil representa um avanço significativo na oferta de serviços de comunicação e conectividade para a população, ao mesmo tempo em que demanda a atualização das infraestruturas de recepção de sinal de TV aberta via antena parabólica para garantir a continuidade dos serviços de transmissão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo