Ampliação da oferta de educação bilíngue para pessoas surdas será debatida em audiência pública na Câmara dos Deputados

22/03/2024 – 08:40 

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Amália Barros é a autora do requerimento para a realização da audiência

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública na terça-feira (26) para debater a ampliação da oferta de educação bilíngue às pessoas surdas.

Confira a lista de participantes e a pauta da reunião, que está marcada para as 13 horas no plenário 13. O pedido para a realização da audiência foi apresentado pela deputada Amália Barros (PL-MT).

Ela argumenta que a inclusão da educação bilíngue de surdos como modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) demandou a discussão da expansão desse direito, promovendo a criação de escolas bilíngues onde a Libras seja a língua de instrução, ensino, comunicação e interação.

Objetivo
A ideia é oferecer “um ambiente linguístico propício ao desenvolvimento integral dos educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, optantes por esta modalidade”, explicou Barros.

Entre os temas a serem abordados na audiência, estão:

  • Educação bilíngue de surdos e equidade;
  • Experiências bem-sucedidas de escolas bilíngues de surdos em outros países;
  • Os desafios enfrentados pela comunidade surda no acesso à educação bilíngue no Brasil; e
  • Propostas de políticas públicas e legislações que incentivem a criação de escolas bilíngues de surdos.

 

Da Redação – RB

Na manhã do dia 22 de março de 2024, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados anunciou a realização de uma audiência pública, marcada para a próxima terça-feira, dia 26, com o objetivo de debater a ampliação da oferta de educação bilíngue para pessoas surdas. A deputada Amália Barros, do Partido Liberal de Mato Grosso, foi a responsável por requerer a realização do evento.

Segundo Barros, a inclusão da educação bilíngue para surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional demandou a discussão sobre a expansão desse direito, visando a criação de escolas bilíngues onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) seja utilizada como língua de instrução, comunicação e interação. O objetivo principal é oferecer um ambiente propício ao desenvolvimento integral dos educandos surdos e surdocegos, assim como daqueles com outras deficiências associadas.

A pauta da audiência incluirá temas como a equidade na educação bilíngue para surdos, experiências bem-sucedidas de escolas bilíngues em outros países, desafios enfrentados pela comunidade surda no acesso à educação no Brasil e propostas de políticas públicas e legislações que incentivem a criação de escolas bilíngues para surdos.

A reunião está agendada para as 13 horas e ocorrerá no plenário 13. A expectativa é que o evento promova debates enriquecedores e contribua para o avanço na educação bilíngue para pessoas surdas no país.

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