Governador do Rio de Janeiro alerta para risco de fortes chuvas nas regiões Norte e Noroeste do estado neste fim de semana.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, emitiu um alerta importante para a população das regiões Norte e Noroeste do estado devido às fortes chuvas previstas para este fim de semana. Durante uma coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado no centro da capital, Castro destacou a preocupação com a possibilidade de uma chuva acumulada de até 200 milímetros entre sábado e domingo.

O Instituto Nacional do Ambiente (Inea) está monitorando a situação de perto e já há um reforço nas equipes das regiões afetadas para lidar com qualquer emergência. O governador ressaltou a importância de a população seguir atentamente os avisos da Defesa Civil Municipal e Estadual para garantir a segurança de todos.

Cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado de área, o que significa que 200 milímetros em 24 horas resultam em 200 litros de água de chuva caindo em cada quadrado de uma localidade em um único dia. Esse volume de chuva aumenta significativamente o risco de inundações, enxurradas e alagamentos em áreas como Petrópolis, Magé, Maricá, São Gonçalo, Niterói, Rio de Janeiro, Teresópolis e Nova Friburgo.

Além disso, o risco de deslizamentos também é preocupante, sendo classificado como muito alto em locais como Petrópolis e Magé, e alto em outras regiões, como Maricá, São Gonçalo, Niterói, Angra dos Reis, Mangaratiba, Teresópolis e Nova Friburgo. Essas condições climáticas adversas já impactaram o tráfego de veículos da capital em direção às cidades serranas de Petrópolis e Teresópolis, pelas rodovias BR-040 e BR-116, respectivamente.

Diante desse cenário, é fundamental que a população esteja atenta e siga as orientações das autoridades para evitar possíveis transtornos e garantir a segurança de todos os moradores das áreas afetadas pelas chuvas intensas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo