Executiva expulsa deputado suspeito de envolvimento na morte de Marielle Franco em sessão solene na Câmara dos Deputados.



Sessão Solene em Memória de Marielle Franco

25/03/2024 – 11:04

Renan Olaz/Câmara Municipal do Rio

Marielle era vereadora no Rio quando foi assassinada

A Câmara dos Deputados realiza sessão solene nesta terça-feira (26) em homenagem à memória da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes, assassinados em 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro. A sessão marca seis anos do crime.

No último domingo (24), três pessoas foram presas acusadas de serem mandantes do crime, entre eles o deputado federal Chiquinho Brazão (RJ), que era vereador do Rio de Janeiro na época. Horas depois da prisão, a Executiva Nacional do União Brasil expulsou o deputado da legenda.

Em nota, o partido informou que, embora filiado, Chiquinho Brazão “já não mantinha relacionamento com o partido e havia pedido ao Tribunal Superior Eleitoral autorização para se desfiliar”.

A sessão solene foi pedida pela deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) e será realizada no Plenário da Câmara a partir das 11 horas. Outros 14 deputados também assinam o requerimento para realização da solene.

Talíria relembra que Marielle Franco se destacou, em sua militância e atividade parlamentar, como uma notória defensora de direitos humanos. “Em todo o País, agentes políticos são vítimas de ameaças, ofensas, invasões, intimidação, atentados e assassinatos, por exercerem suas funções parlamentares”, afirma Talíria, ressaltando que mulheres, negros e LGBTI+ são alvos prioritários.

“O atentado contra a vida de Marielle e Anderson representa um atentado contra o livre exercício do mandato parlamentar, a integridade da democracia e o próprio Legislativo brasileiro”, lamenta a deputada.

Da Redação – ND

Na manhã desta terça-feira, a Câmara dos Deputados realizou uma comovente sessão solene em homenagem à memória da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, brutalmente assassinados em 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro. O evento marcou o triste aniversário de seis anos desde o crime que chocou o país.

Recentemente, no último domingo (24), três indivíduos foram presos sob a acusação de serem os mandantes por trás do assassinato. Um dos principais nomes envolvidos é o do deputado federal Chiquinho Brazão, que ocupava o cargo de vereador na época do trágico acontecimento. Logo após a prisão, o União Brasil anunciou a expulsão do deputado de seus quadros, informando que Brazão já não mantinha relação com o partido e havia solicitado sua desfiliação ao Tribunal Superior Eleitoral.

A cerimônia solene foi solicitada pela deputada Talíria Petrone, do Psol do Rio de Janeiro, e contou com a presença de outros 14 parlamentares que assinaram o requerimento para a realização do evento. Talíria destacou a atuação de Marielle como uma fervorosa defensora dos direitos humanos e ressaltou que, infelizmente, parlamentares em todo o país enfrentam ameaças e violências frequentes em decorrência de suas funções públicas, especialmente mulheres, negros e membros da comunidade LGBTI+.

“O atentado contra a vida de Marielle e Anderson não foi apenas um ataque direto a eles, mas também uma afronta ao exercício democrático dos mandatos parlamentares, à integridade da democracia e ao próprio Legislativo brasileiro”, lamentou a deputada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo