Ministério da Saúde amplia distribuição da vacina contra a dengue para mais 154 municípios brasileiros em nova remessa.

O Ministério da Saúde anunciou a distribuição da vacina contra a dengue para mais 154 municípios brasileiros, nesta quarta-feira (27). Com isso, a iniciativa visa ampliar a imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos na rede pública de saúde. Até então, 521 municípios já haviam sido contemplados com as doses.

As regiões de saúde beneficiadas com a ampliação incluem localidades como Central (ES), Betim (MG), Uberaba (MG), Recife, Apucarana (PR), Região Metropolitana de Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP) e outras. De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 1,2 milhão de doses já foram distribuídas, mas apenas metade delas foram registradas como aplicadas, com cerca de 700 mil doses ainda sem registro.

O diretor do Departamento de Emergência em Saúde Pública, Márcio Garcia, ressaltou a importância de evitar que as doses próximas do vencimento, previsto para 30 de abril, sejam desperdiçadas. Para isso, o Ministério da Saúde irá redistribuir as doses não utilizadas para municípios que ainda não foram beneficiados.

Além disso, uma nova remessa de 930 mil doses foi adquirida para atender os 154 municípios adicionais e repor as doses remanejadas. A decisão de seguir a lista previamente definida com representantes de estados e municípios visa garantir a continuidade da vacinação e evitar quebras na estratégia de imunização.

Com a distribuição das doses, o objetivo é fortalecer a campanha de vacinação contra a dengue em todo o país e atingir cada vez mais municípios, protegendo a população contra essa grave doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo