Projeto de Lei garante seguro para atletas amadores; Organizações esportivas serão responsáveis pela contratação



Contratação do seguro para atletas amadores será feita pela organização esportiva

27/03/2024 – 08:48

Depositphotos

Por: Repórter RM

A contratação do seguro para atletas amadores poderá passar a ser responsabilidade das organizações esportivas, caso o Projeto de Lei 787/24 seja aprovado na Câmara dos Deputados. O texto, que já recebeu a chancela do Senado, propõe modificação na Lei Geral do Esporte para garantir proteção aos praticantes e treinadores não profissionais.

De acordo com a proposta, as entidades ligadas ao esporte profissional teriam a obrigação de contratar seguro de vida e de acidentes pessoais tanto para os atletas e treinadores profissionais quanto para os não profissionais.

Em eventos esportivos nacionais como competições olímpicas e paralímpicas, a contratação do seguro para os amadores ficaria a cargo da entidade esportiva responsável pela administração da modalidade em questão.

O senador Romário (PL-RJ), autor da proposta, justifica a necessidade das medidas afirmando que os atletas estão expostos a riscos significativos durante treinamentos e competições, demandando uma cobertura adequada de seguros.

A atual Lei Geral do Esporte já prevê a exigência de seguros para atletas e treinadores profissionais, porém, ao consolidar normas anteriores, deixou de mencionar os não profissionais. No entanto, a Lei de Responsabilidade Fiscal no Esporte já contempla seguros para esse grupo.

Próximos passos
O projeto segue em tramitação em caráter conclusivo e será submetido à análise das comissões do Esporte, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Reportagem/RM
Edição – Rodrigo Bittar

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo