Presidentes Lula e Macron firmam acordos bilaterais e criticam negociações entre Mercosul e UE durante encontro no Palácio do Planalto.

O presidente da França, Emmanuel Macron, desembarcou no Brasil com uma agenda intensa de compromissos ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião bilateral entre os dois chefes de Estado foi marcada por uma série de eventos desde a chegada de Macron no país.

A expectativa era grande para a assinatura e apresentação de acordos entre os dois presidentes, seguida por uma declaração conjunta à imprensa. A programação incluiu ainda um almoço e uma reunião de Macron com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Um dos momentos marcantes da visita foi a cerimônia em que o cacique Raoni Metuktire, líder do povo kayapó, recebeu a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França, honraria concedida a estrangeiros que se destacam globalmente. Essa homenagem ressaltou a importância do reconhecimento dos povos indígenas.

Outro ponto alto da visita foi a participação dos presidentes na cerimônia de batismo do submarino Toneleiro, resultado da parceria entre Brasil e França no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub). Essa cooperação demonstra a parceria entre os dois países em setores estratégicos.

Além disso, Macron marcou presença no Fórum Econômico Brasil-França, organizado pela Fiesp em São Paulo, onde fez críticas à tentativa de acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Sua participação no evento reforçou a importância das relações econômicas entre os países.

A visita de Macron ao Brasil foi marcada por momentos de troca de experiências, cooperação e discussões sobre temas de interesse mútuo. A colaboração entre Brasil e França em diversas áreas ressalta a importância do diálogo e da parceria entre as nações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo