Exposição de Orlando Brito resgata memórias da ditadura militar e fortalece a democracia brasileira no Senado.







Exposição de Orlando Brito celebra democracia brasileira

Exposição de Orlando Brito celebra a democracia brasileira

Após uma sessão especial em homenagem à democracia brasileira realizada no Senado, senadores e participantes do evento dirigiram-se à galeria do Senado para a abertura da exposição de fotos do renomado repórter fotográfico Orlando Brito. As fotos capturadas durante a ditadura militar são consideradas por muitos como um registro importante de um dos períodos mais sombrios da história do país, inspirando o fortalecimento contínuo da democracia.

A exposição é composta por 41 fotos, incluindo imagens premiadas internacionalmente, como a sequência de fotos intitulada “Missão Fatal”, destacando o exercício de soldados em um 7 de setembro. Orlando Brito foi o primeiro brasileiro a vencer o prêmio World Press Photo na categoria “sequência” com esse trabalho. Outros destaques incluem a primeira foto do presidente Castello Branco, registros da campanha “Diretas Já” e do falecimento de Tancredo Neves, o primeiro presidente civil eleito após o período militar.

O senador Randolfe Rodrigues destacou a capacidade de Orlando Brito em captar a resistência do povo brasileiro durante os anos de autoritarismo. Ele enfatizou a importância de eventos como esse para manter viva a memória daquele período e evitar que novas ameaças à democracia surjam.

O jornalista Cid Benjamin, que também participou da resistência armada contra a ditadura, ressaltou a necessidade de definir claramente o papel das Forças Armadas em um regime democrático, destacando a importância de preservar a memória da história para evitar retrocessos.

O livro “Tempos de Chumbo” também foi lançado no mesmo dia, reunindo 22 artigos sobre o regime militar, ilustrados com as fotos de Orlando Brito. O evento contou com a presença de familiares de ex-presidentes, políticos, acadêmicos e outras figuras relevantes.

As obras estarão em exposição até 12 de abril, das 9h às 18h, na galeria do Senado. Uma oportunidade única para o público conhecer esse importante registro histórico e refletir sobre os desafios e conquistas da democracia brasileira.

“Tempos de Chumbo”


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo