Fórum na Câmara dos Deputados destaca a importância da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista e a inclusão social.







Fórum sobre Transtorno do Espectro Autista na Câmara dos Deputados

Fórum sobre Transtorno do Espectro Autista na Câmara dos Deputados

04/04/2024 – 19:49

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Prof. Reginaldo Veras, autor do pedido para a realização do evento

Um fórum sobre o transtorno do espectro autista foi realizado na Câmara dos Deputados, trazendo à tona a importância da conscientização e inclusão das pessoas com TEA. Estima-se que no Brasil haja cerca de 2 milhões de pessoas com TEA, como é o caso do professor Nicolau de Oliveira Araújo, diagnosticado aos 25 anos e que encontrou no diagnóstico uma maneira de se entender e se aceitar melhor.

O deputado Prof. Reginaldo Veras, organizador do evento, ressaltou a necessidade de políticas públicas para promover a inclusão, especialmente na educação, com formação adequada para os professores e adaptação das atividades pedagógicas. Ele também destacou a importância da conscientização da sociedade para evitar situações como o bullying.

No fórum, foi exibido o filme “Meu amigo Lorenzo”, que aborda o tratamento com musicoterapia de um menino autista. A musicoterapeuta Clarice Prestes enfatizou a importância de ser responsivo às crianças com TEA, incentivando os pais a focarem nas habilidades e interesses de seus filhos.

Nicolau de Oliveira Araújo também compartilhou dicas valiosas, enfatizando que aceitar e respeitar as barreiras da pessoa com autismo é fundamental para proporcionar conforto e apoio no dia a dia.

O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento com diferentes intensidades e características, como déficits na comunicação e interação social.

Reportagem – Paula Moraes
Edição – Ana Chalub


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo