Taxa de positividade para covid atinge menor patamar em 2024, indicam dados da Secretaria de Saúde do Estado. Aumento da gripe preocupa.

O mais recente Panorama da Covid-19, divulgado na quarta-feira (3) pela Secretaria de Estado de Saúde, traz dados animadores em relação à redução da taxa de positividade dos exames para a doença. De acordo com os números apresentados, a positividade dos testes para covid atingiu o menor patamar no ano de 2024, com os indicadores de testes rápidos (antígeno) e o de RT-PCR registrando valores inferiores a 9% no período de 10 a 23 de março.

A análise dos resultados obtidos pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) revelou que os atendimentos por síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão em crescimento, o que se deve, em grande parte, à circulação do vírus da Influenza A (gripe). A secretária de estado de Saúde, Claudia Mello, destacou a mudança na circulação viral ao longo de três semanas consecutivas e alertou para a importância da vacinação contra a gripe e a covid-19.

O boletim também aponta uma tendência de aumento na solicitação de leitos para tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principalmente nas faixas etárias de 0 a 1 ano, de 1 a 4 anos, de 20 a 29 anos e de pessoas com mais de 80 anos. Diante desse cenário, a Secretaria de Estado de Saúde reforça a necessidade da adesão à campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em 25 de março, e ressalta a importância das doses de reforço da vacina contra a covid-19, especialmente para crianças e idosos.

É importante ressaltar que as vacinas contra a gripe e a covid-19 podem ser administradas de forma simultânea, garantindo a proteção desses grupos vulneráveis contra doenças respiratórias e contribuindo para a prevenção de casos graves e óbitos. A orientação das autoridades de saúde é que a população confie nas vacinas e mantenha o calendário de imunização em dia para enfrentar os desafios trazidos pela circulação desses vírus.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo